terça-feira, 1 de junho de 2010

Você Sabia ?

Para comemorar o dia 1º de junho considerado por alguns como o dia dos quadrilheiros preparamos uma surpresa para você quadrilheiro leitor, algo que pouquíssimos quadrilheiros sabem.

No ano 2009 foi aprovado pelo CCJ ( Comissão de Constituição e Justiça ) que institui o dia 27 de Junho como o dia Nacional do Quadrilheiro Junino, o projeto tem como intuito homenagear a todos os dançarinos da maior manifestação folclórica do país em especial no Norte e Nordeste do Brasil.

O Projeto que estabelece 27 de junho como o dia do quadrilheiro junino foi aprovado na Câmara em uma quinta-feira dia 27 de agosto de 2009 depois que o nome foi trocado para diferenciar dançarino de acusados por formação de quadrilha.

A idéia inicial foi da deputada Nilmar Ruiz (DEM-TO), ex-prefeita de Palmas, que justificou o projeto lembrando a “significativa participação popular” nas danças e dizendo que a data seria um “registro da memória nacional”. Segundo ela, ao dedicar um dia ao quadrilheiro “estamos oficialmente incorporando essa tradição das manifestações culturais brasileiras e homenageando a todos que fazem com que se preserve esse legado nacional”. A votação do tema faz parte de um mutirão que a CCJ realizou na semana da aprovação onde também foram aprovados diversos projetos que tratam de datas comemorativas como reportou o jornal O Globo.

Percebendo que o nome “dia do quadrilheiro” poderia causar constrangimentos por conta da alusão ao crime de formação de quadrilha, o deputado Neilton Mulim (PR-RJ), relator do projeto na Comissão de Educação e Cultura, modificou o nome da data para Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, com a intenção de “evitar ambiguidade”. Gonzaga Patriota (PSB-PE), relator na CCJ, disse ter achado curioso o nome da data, mas lembrou que o substitutivo de Mulim “salvou” o projeto. “Eu que sou da terra do forró sei o que é quadrilha. Aquela coisa do um para lá, outro para cá, no bom sentido claro”, disse Patriota a ÉPOCA. “Mas em outros lugares podiam achar estranho, ia ficar complicado”.

Mas se for mês de junho, e para celebrar São João, a formação de quadrilha para a festa está liberada e com direito a data comemorativa para lembrar quem participa: Dia 27 de junho Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.

CLIQUE E VEJA AQUI O PROJETO DE LEI Nº 2.207, de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba