quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entrevista Com Victor Chacon

O quadrilheiro Victor Chacon, está de malas prontas o ex-dançarino da quadrilha Lageiro Seco, de João Pessoa estará partindo nos próximos dias entre 27 e 28 de fevereiro com destino a cidade de Fortaleza no estado do Ceará, Victor fará parte da quadrilha junina Paixão Nordestina onde já participou de alguns ensaios.

Sua história junto ao Ceará começou através de uma comunidade no Orkut onde conheceu a Mariana ex-dançarina da quadrilha junina Beija-Flor do Sertão, após ter visto um tópico em uma comunidade no site de relacionamento Orkut, Mariana que também é aluna de geografia assim como Victor e desenvolve pesquisas sobre o movimento junino no estado do Ceará, após trocas de experiências pela internet Mariana veio ao nosso estado em visita ao um congresso onde conheceu Victor pessoalmente onde também trocaram informação, sabendo do interesse de Victor pelo seu curso em outubro Mariana perguntou a Victor se ele tinha interesse em fazer mestrado na UECE Universidade Estadual do Ceará, motivado pelo interesse Victor fez sua inscrição e foi classificado.

Não querendo afastar-se dos palcos juninos Victor foi convidado a participar do primeiro ensaio da quadrilha junina Paixão Nordestina o que seria pra ele uma proposta irrecusável participou do primeiro ensaio a cerca de três semanas atrás onde não resistiu e caiu na dança no segundo ensaio Victor ficou sabendo de sua classificação para UECE a felicidade de Victor se tornou imensa até por que foi muito bem recebido na quadrilha e classificado para poder tornar seu sonho realidade mestre em geografia.

Em suas palavras Victor traduz a sua felicidade em poder vivenciar essa ótima oportunidade ainda mais no Ceará que tanto causa expectativa nos brincantes de todo o Brasil, com seus figurinos multi coloridos, na elegância de suas damas com seus saltos na batida gingosa das palmas dos cavaleiros em seu repertório próprio enfim em toda sua organização digamos assim, sem esquecer o show a parte de suas rainhas, Cristiane e Robertinha que inspiram hoje muitas meninas pelo Brasil a fora, espero adquirir com essa nova experiência, mas conhecimento para obter uma nova forma de se conceber um espetáculo junino, onde tudo se traduz em aprendizagem, além de poder trocar muitas experiências com a Mariana nessa nova empreitada em nosso mestrado e na participação de congressos, onde poderemos desenvolver pesquisas sobre manifestação cultural que tanto nos instiga, sobretudo por que nós nos identificamos como legítimos nordestinos, muito embora que de uma forma superficial já pude perceber algumas diferenças na forma da organização e desenvolvimento do espetáculo junino, o que me faz de uma forma instantânea fazer uma breve analogia entre as quadrilhas daqui e as do nosso estado, umas das grandes diferenças é em relação aos brincantes que em sua maioria são adultos um ponto muito forte, mas enfim estou muito feliz levarei comigo na mente e no coração a Quadrilha Lageiro Seco, bem como a Junina Paraíba e a Qaudrilha Costa e Silva que também fiz parte nas qual me ensinaram muito, mas partirei tranqüilo e feliz em busca dos meus objetivos.



4 comentários:

  1. Muito obrigado Lúcio pelo apoio e consideração,saiba que tô sempre a disposição desse veículo de comunicação e sobretudo, informação, para os quadrilheiros e demais interessados na cultura popular de todo o país!

    ResponderExcluir
  2. Estamos diante de um amante da cultura nordestina Victor Chacon, ele é um orgulho não apenas para a Geografia, ou para os festejos juninos mas também um grande orgulho para sua familia, amigos e alunos, saiba amigo/irmão que independentemente da fama da quadrilha que vc fez, faz ou fará parte com certeza ela terá um brilho diferenciado iluminando o cenário cultural brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. parabéns Victor!!é muita paixão pelo são joão!!pela cultura!você nasceu pra brilhar rapaz!!pode ter certeza disso!!
    sucesso nessa nova fase de sua vida!abraço!

    ResponderExcluir
  4. Chacon, a Paraiba "perde" um grande estudioso da cultura nordestina e o Ceará granhará um reforço para engrandecer ainda mais seus festejos juninos. Tenho certeza meu amigo que este intercâmbio cultural tornará vc uma pessoa ainda mais curiosa para a cultura e um VERDADEIRO MESTRE para ensinar o que é cultura e como se faz cultura. Pois mestre para mim você já é... não é em vão que vc tem a imaginação tão fértil, temas inspiradores que vc sabe do que estou falando (Câmara e Armorial) , são dignos apenas de mestres que realmente entendem de cultura e sabem como fazer a coisa acontecer... Estou aqui quando voltar, para que possamos conversar sobre vários temas e assuntos como fizemos inúmeras vezes.

    ResponderExcluir

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba