terça-feira, 17 de julho de 2012

Fazenda Lampião é a 8ª Colocada no Nordestão da UNEJ


Uma noite de muito arrasta-pé, cores, alegria e beleza, tanto nos figurinos como na desenvoltura exibida durante a apresentação dos grupos. Assim foi o Concurso Nordestino de Quadrilhas, que começou por volta das 20 horas de ontem e só terminou nas primeiras horas da madrugada do dia 16/07, no Aterrinho da Praia de Iracema.

Numa realização da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) e da União Nordestina de Entidades Juninas (Unej), o evento foi promovido pela TV Diário. No quadrilódromo, estrutura armada no Aterrinho especialmente para essa promoção, cada um dos nove estados nordestinos esteve representado por uma quadrilha, com exceção do Estado anfitriã, o Ceará, que pôde participar com dois grupos.

De um modo em geral, cada uma das quadrilhas escolheu um tema para a sua apresentação, que influenciou na roupa dos seus brincantes, nos adereços e no repertório musical. E, como era de se esperar, a cultura regional predominou nas temáticas enfocadas.

A obra e a vida do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, foram os assuntos mais retratados durante apresentações do concurso. No quadrilódromo e nas arquibancadas, os sucessos do artista de renome animaram os presentes do começo ao fim do festival.

Centenário

Segundo lembrou o presidente da Fequajuce, Kiko Sampaio, além de Luiz Gonzaga ser um artista de renome e um dos maiores representantes da cultura nordestina, muitos dos grupos resolveram homenageá-lo ainda devido ao seu centenário, registrado no dia 13 de dezembro do ano passado.

O concurso distribuiu R$ 10 mil em prêmios, com cinco mil para a melhor quadrilha, três mil para o grupo classificado em segundo lugar e dois mil para o terceiro colocado.

O corpo de jurado foi composto por nove pessoas, representando os estados da região Nordeste. Os itens observados foram coreografia, harmonia, evolução, figurino e animação dos grupos, além dos quesitos individuais para melhor marcador, rainha, noivo e noiva.

Foram, ontem, assistir ao festival cerca de quatro mil pessoas. Já as quadrilhas, de acordo com o vice-presidente do Unej, Humberto Floriano, reuniram de 60 a 84 pares de dançantes.

O casamento matuto destacou-se como uma parte das mais valorizadas entre os brincantes e o público, que não desgrudava os olhos da exibição. "As quadrilhas levam a sério mesmo", disse Humberto Floriano. Explicou que a forma encontrada pelos concorrentes para que a plateia e os jurados pudessem ouvir foi gravar em CD e os integrantes da "cerimônia" dublarem as falas.




Com muita garra e determinação, esses foram um dos pontos marcantes da apresentação da Quadrilha Junina Fazenda Lampião no concurso nordestino de Quadrilhas Juninas o Nordestão da UNEJ. A Quadrilha Junina Fazenda Lampião não trouxe para o nosso estado o titulo nenhuma boa colocação a Quadrilha Junina pessoense foi a 8ª colocada no concurso, a Fazenda Lampião fez um linda apresentação que conquistou todo o povo cearense a junina foi ovacionada de pé por todos que se faziam presentes no evento, o que já valeu e gratificou muito os brincantes.

Galera, não trouxermos o título, nem muito menos uma colocação pro nosso estado, mais sabemos que, levamos e muito bem o nome da Paraíba lá pra Fortaleza, como sempre com muito originalidade, mais todo o reconhecimento e aplausos do público não foi em vão, nossa apresentação foi belíssima, conquistamos o povo Cearense, Parabéns a todos. Disse Almir Filho componente da Quadrilha Junina Fazenda Lampião.

Veja  seguir todas as colocações das Quadrilhas Juninas no Nordestão 2012

1º Lugar Quadrilha Junina CHEIRO DE TERRA 463,00

2 º Lugar Quadrilha Junina JUNINA BABAÇU 455,90

3 º Lugar Quadrilha Junina FORRO DO ABC 455,10

4 º Lugar Quadrilha Junina RAIO DE SOL 454,20

5 º Lugar Quadrilha Junina ROSAS DOS VENTOS 445,40

6 º Lugar Quadrilha Junina BALÃO DOURADO 444,10

7 º Lugar Quadrilha Junina LUMIAR 440,90

8 º Lugar Quadrilha Junina LAMPIÃO 436,30

9 º Lugar Quadrilha Junina SÉCULO XX 425,30

10 º Lugar Quadrilha Junina FLOR DE MANDACARU 421,60

Individual

Noiva - Cheiro de Terra e Junina Babaçu - 56,80

Noivo - Junina Babaçu - 56,70

Rainha - Cheiro de Terra - 59,40

Marcador - Forró do ABC - 58,0

Casamento - Junina Babaçu - 57,80

Um comentário:

  1. SEI N VIU, A QUADRILHA FAZENDA NORDESTINA DA CIDADE DE GUARABIRA-PB FOI TERCEIRO LUGAR ANO PASSADON ESSE MESMO FESTIVAL, SO MOSTRA QUE A MESMA E QUE DEVERIA TER IDO ABRILHANTAR E MOSTRAR O QUE E QUADRILHA DE VERDADE!!

    ResponderExcluir

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba