terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto Arraiá Estação

Dois grandes eventos acontecem na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes (ECARTES) nesta terça-feira (8), às 19h00. Tratam-se da abertura da exposição “Ciclo Junino”, que tem como tema: “Festejos juninos – sonhos e alegria do povo nordestino” (segundo pavimento da Torre Mirante), e o projeto Terça Tem que nesta semana traz o grupo Regional do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Paraíba (IFPB) que se apresenta no auditório da Estação.

A mostra Ciclo Junino permanecerá no local até o final de junho, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h00, sábados e domingos, das 10h às 21h00. No local o visitante verá produções audiovisuais, relicários, elementos como pau de sebo, material fotográfico e figurinos das principais quadrilhas juninas que participaram do Arraial do Varadouro do ano de 2009, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), a exemplo das quadrilhas Fazenda Lampião, Sanfona Branca, Flor de Lírio, Xote & Baião, Sucupira e Bafo de Bode.

O organizador da mostra, produtor cultural e turismólogo, Anderson Fonseca, disse que o compromisso desta exposição é dar visibilidade a cultura junina, possibilitando uma visão ampla do conjunto através da criação dos quadrilheiros. “Em termos gerais estamos canalizando uma maneira de transformar as exposições em uma atração diferenciada, fazendo com que o cidadão aprenda a apreciar uma temática tradicional e que está inserida em seu contexto cultural, quando nos referimos às raízes nordestinas”, acrescentou.

Uma das atrações da mostra será uma sanfona em tamanho gigante que será colocada na entrada do segundo pavimento da Estação Cabo Branco. Na exposição serão retratadas cenas do cotidiano do ciclo junino, trabalhando a diversidade e a pluralidade de formas, através da representação de cada quadrilha. “Nossa intenção é fazer com que a exposição se torne tradição na Estação, em que sejam modificados os formatos”, comentou Anderson Fonseca.

A exposição está inserida na Programação Junina da Estação Cabo Branco denominada “Arraiá da Estação”, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e faz parte das comemorações juninas da Capital, sendo está mais uma ação cultural empreendida pelo governo municipal e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

PROJETO TERÇA TEM

O projeto musical foi idealizado pela equipe da Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco. Ele surgiu como uma nova opção de entretenimento da cidade de João Pessoa e ao mesmo tempo ser uma fonte de formação cultural e artística através da música e artes, com realização de concertos e recitais didáticos, resultantes da parceria entre a Estação Cabo Branco e o curso de música do IFPB, como o intuito de despertar o interesse da comunidade mais excluída para outras expressões artísticas e culturais, como as artes visuais.

O músico, Rivaldo Dias, da equipe da Divisão de Programas e Atividades, disse que a realização do projeto é de grande relevância porque veio dinamizar a programação cultural da Estação Cabo Branco, e colaborar para a difusão e popularização da música popular e erudita para formação de novas plateias. “Queremos proporcionar diversão e aprendizado aquelas pessoas que nunca tiveram condições de acesso a outros diversos espaços de cultura e ao mesmo tempo oferecer aos estudantes um ambiente para a formação e aprimoramento da performance musical por meio de apresentações abertas ao público e ao mesmo temo incentivar a formação de novos músicos e talentos”, explicou.

O diretor geral da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte, Fernando Abath, comentou que uma das metas do Terça Tem é contribuir através das artes para o desenvolvimento pleno da pessoa humana e da música, em especial, como um importante meio de formação da identidade sociocultural de um povo com a abrangência e a diversidade de público possível, dentro da missão de difundir e popularizar a ciência, a cultura e as artes para a inclusão social. "É um projeto memorável porque é cultural e acima de tudo educativo e, sem dúvidas, conhecer mais as atividades e programas realizados pelo IFPB, uma Instituição de ensino histórica de formação e de grande valor no nosso Estado, sem dúvidas será uma oportunidade gratificante para todos que fazemos a Casa e para nossos visitantes”, destacou.

Para esta apresentação estarão presentes os alunos que fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais Aruanda (Bancários), Seráfico da Nóbrega (Tambaú), David Trindade (Mangabeira) e Violeta Formiga (Mandacaru). Já passaram pelo projeto o cantor e compositor Bebé de Natércio com o grupo Unha de Gato e a Banda Sinfônica do IFPB. Durante estão programadas as apresentações dos grupos Camerata, Coral Jovem, Coral da Terceira Idade, Big Band e Quarteto de Saxofones e outros. As atrações musicais e teatrais serão didáticos e terão duração de 90 minutos, variando de acordo com a formação de cada grupo, para que se dê a oportunidade a todos.

Enviado por, Adriana Crisanto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba