quarta-feira, 22 de abril de 2009

ANO I – Fundada em 20 de maio de 2000, pelo presidente da quadrilha Cleonaldo Martins Bezerra, grande amante da cultura popular. No seu primeiro ano já contava com um elenco de quarenta e oito dançarinos, tendo sido escolhido o tema “Súplica do povo Nordestino”, fazendo alusão ao sofrimento do povo nordestino de uma forma diferente, o que nos levou a conquista de vários festivais na região do brejo. Neste mesmo ano, a falta de um trio regional de música ao vivo, impediu que a quadrilha participasse do “Festival Paraibano de Quadrilhas”, fato este que não foi empecilho para a quadrilha ganhar notoriedade em várias cidades do estado.

ANO II – Com o tema “Frei Damião, o Santo do Nordeste”, no ano de 2001, onde retratava a história de Frei Damião e suas missões, principalmente na cidade de Guarabira, foi levado pela primeira vez a público o trio regional de música ao vivo, sendo a grande sensação na região do brejo. E como conseqüência participou do Festival Estadual de Quadrilhas, ficando em 11º lugar, onde se classificavam apenas dez. Também neste ano, foi dado início as obras do Memorial Frei Damião na cidade de Guarabira.



ANO III – São João se faz assim”, foi o tema do ano de 2002, contando o nosso São João do jeito tradicional, ou seja, com um casamento matuto, roupas coloridas, coreografias tradicionais.Foi neste ano que a quadrilha ganhou fama e foi escolhida a terceira melhor quadrilha da cidade de Campina Grande e a quinta melhor do estado da Paraíba. Ano inesquecível, grandes vitórias, conquistadas para uma quadrilha que apenas engatinhava.



ANO IV – Novamente com o tema homenageando um santo, em 2003 foi a vez do Padre Cícero, intitulado “Saga de um nordestino chamado Padre Cícero”, contando a história da sua vida e de seus seguidores. Foi de grande emoção para todos, uma evidência de fé do nosso povo, ficando mais uma vez entre as melhores do estado. Neste ano, também foi levado aos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará o esplendor das apresentações premiadas nos anos anteriores, na região do brejo e adjacências.



ANO V – 2004, ano marcante, “São João na roça é festa no milho” foi o tema escolhido, contando a festa da colheita do principal prato do São João, o milho. Um roçado foi montado em pleno arraiá alegria, ponto forte neste ano. Com esse tema, a quadrilha mais uma vez estava entre as dez melhores do estado, recebendo o terceiro lugar estadual, vários títulos na região e fora do estado. Mais especificamente na cidade de Nova Cruz-RN, competindo com outras quarenta e cinco quadrilhas a Fazenda Nordestina ficou em primeiro lugar. Em cinco anos muitos troféus, vitórias, derrotas, sorrisos, lágrimas, momentos únicos e inesquecíveis e muito amor pelo São João.


ANO VI – O cangaço foi quem deu o tom do tema de 2005, ''Lampião e Maria Bonita, vivos na memória do povo nordestino”, um fantástico espetáculo que levou o público ao delírio. O xaxado foi a principal atração de dança, onde todos os componentes trajavam roupas de cangaceiros, inclusive o casal de noivos e reis. E, mais uma vez a quadrilha fica em quinto lugar no estado, bem como, penta campeã na cidade de Lagoa de Dentro e outros títulos da região do brejo.



ANO VII – 2006, um ano com muitas dificuldades, sem dinheiro e a montagem da quadrilha feita em apenas um mês. Nem por isso desistiram nem se entregaram, foram à luta. Com o tema que retratava bem a situação da quadrilha naquele ano, “Nordeste, coração de cabra da peste”, com apenas trinta e dois dançarinos e sem nenhum adereço, a quadrilha conquistou os prêmios de segundo e terceiro lugares em toda a região, ficando fora apenas da final estadual de quadrilhas.





ANO VIII – “Vamos festejar o casamento da boneca de milho com o espantalho numa roça de magias e sonhos”, foi o tema da virada, no ano de 2007. Contavam com sessenta e quatro dançarinos e muita animação, vivenciando na alma o tema dentro da magia e conto de fadas. A história contava a trajetória da boneca que seria salva dos ataques dos carcarás famintos pelo único espantalho, que não se acovardou diante de todo o roçado. A boneca se apaixona por seu herói salvador, e como todos finais de conto de fadas, casaram e foram felizes para sempre. Um momento de pura magia e beleza, ficando entre as seis melhores quadrilhas

ANO IX – Na expectativa da aproximação dos dez anos da quadrilha, em 2008 apresentou um tema super criativo, “Santo Antônio fez o casamento, São João batizou, São Pedro abriu com sua chave o nosso arraiá”, reverenciando os três santos juninos. Mais um ano de destaque, quarto lugar no concurso de quadrilhas da federação paraibana, vários títulos na região, tudo isso com muito balão, fogueira e arrasta pé.




ANO X – Enfim é chegado os dez anos de existência com alegrias, lutas, vitórias, derrotas, lágrimas e muito São João. Para este marcante ano, a quadrilha apresentará o tema “Paraíba canta Zé Ramalho, Zé Ramalho canta Paraíba”, uma homenagem mais que justa. Tudo está sendo preparado com muito carinho e amor por todos que fazem a Fazenda Nordestina 2009. Estão empenhados em levar o melhor, a alegria, amor pelo São João, que corre no sangue desde os dançarinos, passando pela equipe de apoio, costureiras, patrocinadores, família, trio regional, aderecistas, coordenadores e todos que direta ou indiretamente fazem, fizeram e vão fazer um dia parte desta grande família chamada “FAZENDA NORDESTINA”

4 comentários:

  1. essa quadrilha é showwwwwwww!!parabéns pelos 10 anos!!muito sucesso esse ano pra todos vcs!!forte abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Quadrilha show... Adorooo esse povo ki dança nela!
    10 anos di Puro sucesso! esse ano naum vai ser difereni, si Deus kiser e noiiis!

    Sucesso Pra todos! i Sorte! Fazenda é showwwwwwwwwww!

    ResponderExcluir
  3. adorei, eu faco parti desta quadrilha a dez anos,e sei de tudo que estao falando e quem e e foi da fazenda nordestina nunca vai deixar de ser fazendeira.......ass:Marilia

    ResponderExcluir
  4. E em 2009 ficamos em quinto lugar no paraibano e que no ano de 2010 no seus 11 anos de quadrilha Fazenda Nordestina conseguimos quebrar um tabul muito grande, pois nenhuma quadrilha do brejo paraibano conseguiu se campeã da Paraiba, mostrando o forte potencial desta quadrilha.
    Parabéns Fazenda Nordestia eu tenho orgulho de fazer parte desta história!!!!!!

    Fazenda é shoooowwwwww!!!!!!

    ResponderExcluir

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba