Em audiência com o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, no dia 14 do corrente mês, foi apresentado pelos membros diretores da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, o falecimento da cultura paraibana, onde as quadrilhas são enterradas por falta de apoio do Prefeito e dos políticos, bem como a descaracterização do São João de Campina, que hoje perdeu o seu valor cultural nativo para se transformar em “Forró Eletrônico”.
De acordo com informações fornecidas pelo presidente da ASQUAJU-CG, Marconi Marques, também foi entregue ao Prefeito uma relação de outros pontos considerados prioritários para o fortalecimento da cultura, entre elas o “Tablado de Apresentações”.
Como já era esperado, o Prefeito mais uma vez se esquivou da sua ajuda, passando a responsabilidade para o coordenador do evento Alex Azevedo. Ora, o Prefeito tem autonomia, mas neste caso específico, fez questão de não usá-la. Entretanto, como é de praxe entre os políticos, a bola ser passada de mão em mão, ficou acordado com o coordenador do evento uma nova reunião para se tratar do assunto, reunião essa que ninguém consegue agendar. Será porque? Sabemos o porque. As estruturas do Parque do Povo já estão montadas, ficando de fora mais uma vez o tablado.
Informamos que ocorreu no último dia 14 do corrente mês, no Hotel Garden, o lançamento do “São João 2009”, e se quer foi mencionado as quadrilhas, dando a impressão que nós quadrilheiros incomodamos as autoridades e somos uma ameaça aos forrozeiros da velha Pirâmide. Informamos ainda que, o Festival Campinense de Quadrilhas que inicialmente seria realizado em apenas um dia, foi estendido para dois dias de apresentações, dias estes em que as quadrilhas consideradas melhores se apresentarão, quem sabe a última durante esta gestão que não tem raiz, apenas rama, e mais, os grupos folclóricos já estão excluídos de quaisquer apresentação.
Conclusão: a história se repete, mas deixamos aqui a nossa indignação e protesto. Campina Grande está longe de ser a cidade do São João do Mundo, mas já foi um dia, o maior São João do Mundo mudou de cidade, a nossa cultura está sendo trocada pelos interesses políticos, as nossas raízes estão sendo arrancadas. Valor temos do nosso povo, que lutamos juntos para não destruirmos o pouco que nos resta de cultura, valor nos dão aqueles de fora, que se emocionam com a nossa musica, dança e arte, que nos convidam para apresentações. Mas a nossa cidade mãe, é aquela que nos humilha, desvaloriza, nos enxota de casa, nos faz regredir, nos faz entristecer. Isso se chama a má política do Brasil, que em alguns casos como o nosso não sabem o que é cultura, raiz, emoção, não sabem o valor do povo. Mas saberão no dia da eleição, da mesma forma que nos foi dado a indiferença, saberemos retribuir nas urnas.
puxa,fico triste como quadrilheiro em saber da falta de interrese(descaso mesmo) de alguns politicos pela nossa bela cultura!!graças a meu bom Deus ja tive a oportunidade de dançar por dois anos na cidade de campina grande(no tablado)nos anos de 2002 e 2003!!como diz no proprio final da materia:"Mas saberão no dia da eleição, da mesma forma que nos foi dado a indiferença, saberemos retribuir nas urnas."amigos quadrilheiros de cg so tenho a dizer a vcs que PARABÉNS pelos belissimos espetaculos q vcs trazem cado ano enchendo nossos olhos de magia e emoção!!ja para os politicos ai so resta e lamentar!!
ResponderExcluir