terça-feira, 26 de julho de 2011

Forró da Gepa Começa Neste Sábado


Neste sábado dia 30 de julho tem Forró da Gepa o evento Julino que já está em sua segunda edição, o Forró da Gepa já é um dos eventos mais tradicionais na cidade portuaria de Cabedelo, este ano evento contará com a participação de varias juninas da capital, confira os detalhes a seguir.

O Evento é uma idéia de uma turma de meninos da rua João Vitaliano, que se reúnem em frente a Cagepa, o Forró Gepa será feito em dois dias, um só com os grupos folclóricos, quadrilhas juninas e forró pé de serra, e outro com bandas de forró estilizado.

Isto tudo porque não seria possível a realização de forma perfeita do evento em uma só noite o 30 de Julho, Sábado de Santana.

Dia 30 de Julho, muita reverência a cultura e ao forró de raiz, na rua João Vitaliano em Cabedelo.

Apoio: Governo do Estado e Armazém Paraíba

Cada Quadrilha vai dispor de 30 Minutos para se apresentar.
Será disponibilizado Trio Pé de Serra.
Tenda para se apresentar de 6m por 6m.
Placa com Honras e Homenagem a Quadrilha.
Divulgação na Rádio Quebra-Mar Fm.
Divulgação em Carro de Som na Cidade de Cabedelo.
Divulgação na Imprensa Local.

Programação Oficial

18h30 ás 19h20 – Forró Pé de Serra.
19h20 ás 19h40 – Abertura do Evento.
19h40 ás 20h10 – Grupo de Dança do Pete.
20h20 ás 20h50 - Cocô de Roda de Teca.
21h ás 21h30 – Quadrilha Junina do IPSEM, Cabedelo\PB.
21h40 ás 22h10 - Quadrilha Junina Fazenda Viana (Cabedelo).
22h20 ás 22h50 - Quadrilha Junina Xiado do Xinelo (Funcionários IV).
23h ás 23h30 - Quadrilha Junina Xote e Baião (Ernani Satyro).
23h40 ás 00h10 - Quadrilha Junina Flor do Mandacaru (Mandacaru).
00h20 ás 00h50 - Quadrilha Junina Sanfona Branca (Mangabeira I).
01h ás 01h30 - Quadrilha Junina Flor de Lírio (Funcionários IV).
01h40 ás 02h10 – Quadrilha Junina Lageiro Seco (Roger).
02h10 ás 02h30 – Encerramento.


Carta de Desabafo, Enviada Por Quadrilheiro


Senhores que tiverem acesso a esse escrito, juninas saudações.

A princípio gostaria de esclarecer que essas palavras não são o que popularmente é conhecido como “chororô”, e sim, são relatos de acontecimentos comprovados testemunhalmente por muitos de vocês e o restante comprovados pelos “documentos?” que temos.

Sou quadrilheiro da junina Fogueirinha e após essa última notícia (que provavelmente não iremos participar do nacional de quadrilhas), resolvi por conta própria externar minha insatisfação e indignação por tudo que aconteceu conosco neste São João.

Começando do começo (kkk... um pouco de humor para que tenha estomago de continuar):

Acho que todos nós concordamos que o concurso da FUNJOPE esse ano foi uma palhaçada. Independentemente do resultado, acho que para um entidade querer ser respeitada ela deveria se dar ao respeito. Gente, como é que você como jurado assina notas, tem dois dias para revê-las e apurar se houve algo de errado, mas apenas após a divulgação do resultado (que inexplicavelmente justo os maiores interessados representante da beneficiada não estavam presentes) alguém atenta pra fazer uma recontagem, em que uma junina ganha de outra exatamente por um décimo?

Senhores, isso ficou péssimo. Não só pelo resultado em si, que infelizmente veio à surdina quando todos já tinha ido embora, mas por toda a divulgação da imprensa, afinal eles tinham toda uma série de imagens, acho que uma matéria pra ir ao ar, que por falta de gestão, competência, moralidade ou qualquer coisa que tenha acontecido, deixou o público que por dois dias se deslocou do conforto de suas residências, na chuva e frio, se acotovelando para acesso as arquibancadas, sem entender nada. Pois quando eles saíram a campeã era uma e no outro dia a campeã era outra (acho que enquanto eu desse concurso participar, não mais irei dormir após o resultado... essa é pra você Pérola!!!).

Enfim, passou... Aí veio o estadual. Escuto o meu parceiro/marcador Ronaldo e o patrão Zezinho falando que não era para nós nos abatermos, dando força pra nós fazermos o melhor. Sei que deveríamos fazer o melhor, mas acho que concordamos também que depois dos acontecimentos fica complicado, porque infelizmente fica instalado em nosso íntimo um sentimento de frustração, que nem todos sabem absorver e canalizar para tentar se reerguer.

Não estou aqui tentando desmerecer o trabalho de ninguém. Acho até que todos nós que fazemos quadrilha somos campeões, porque não é fácil fazer um sonho sair do papel sem qualquer incentivo que não os nossos mesmos. Mas é difícil você ver as explicações dos jurados para determinadas notas, detalhe, quando é justificado. Vou exemplificar abaixo o descrito, mas gostaria de lembrar que isso é só um exemplo, pois não recordo nesse momento quais quesitos aconteceu isso, só recordo que foram três:

·         Coreografia: excelente, bem marcada e perfeitamente executada... nota 9.

·         Figurino: sem justificativa... nota 9.

E foi mais ou menos assim pessoal que nós mais uma vez “perdemos”, só que dessa vez por dois décimos. Perdemos para pessoas que julgam um trabalho de um ano dessa forma, que infelizmente não tem o mínimo de respeito pelas várias noites de sono perdidas, viagens e mais viagens para tirar do papel o que foi concebido, os gastos absurdos que todos nós temos, as discussões em prol do coletivo que nos deixam alguns dias muito mal, o empenho na pesquisa da história para ser retratada com o máximo fidelidade. É dessa forma, sem a menor consideração que somos tratados. A propósito senhor jurado que perguntou onde estava a referência à Chacrinha e ao tropicalismo em nosso figurino, segue sua resposta: “NÓS GUARDAMOS A FANTASIA DO ETERNO PALHAÇO PARA VOCÊ” (Chacrinha me perdoe onde você estiver, afinal um artista de verdade não merece esse tipo de comparação).

Agora vem mais essa notícia. 

Apesar dos pesares, nós fomos os reais credenciados a participar do nacional de quadrilhas juninas e agora, mais uma vez, por “atos obscuros” vamos perder o direito de divulgar o nosso trabalho para outras culturas. Quando falo aqui em divulgar o trabalho gente, falo simplesmente porque não tenho esperanças nenhuma de ganhar esse concurso. Não por não ter um trabalho bom, tenho total confiança no que conseguimos fazer, mas porque já tomei minha “dose” suficiente de rasteiras esse ano.  A única coisa que queremos é poder divulgar o que a junina Fogueirinha é e o que podemos fazer, porque graças a Deus o mais importante jurado pra nós, já nos deu nota 10. O PÚBLICO.

Depois de tudo que foi escrito acima, fica aqui uma pergunta: A CULPA DESSA FALTA DE ORGANIZAÇÃO É DE QUEM? 

Não precisa externar a resposta agora, porque hoje não tem mais jeito. Mas lembrem-se que esse ano foi conosco, amanhã pode ser com vocês. 

Finalizando esse desabafo, deixo aqui um apelo para os senhores donos de quadrilha quando forem fazer suas votações para escolher representantes: 

Escolham pessoas que vão lutar pelos direitos das quadrilhas juninas. Pessoas idôneas, que não queriam apenas obter lucros pessoais e financeiros. Pessoas que trabalhem com transparência administrativa em todos os aspectos. Pessoas que sejam capacitadas e que capacitem melhor seus prestadores de serviço, desde a pessoa que recepciona as que atribuem notas. E o mais importante: Escolham pessoas que saibam ouvir, sugestionar e discutir melhorias para nossa nação quadrilheira, ao invés de ditar regras ao seu bel prazer.


sábado, 23 de julho de 2011

CONFEBRAQ Muda Data de Nacional e Paraíba Não Terá Concorrente


O Principal evento de quadrilhas juninas do País não mais será em agosto como estava previamente afirmado, em virtude de  dificuldades com local onde seria o evento, a Confederação Nacional em acordo com a secretaria de turismo do estado de Sergipe, alterou a data que seria 20 e 21 de agosto para os dias 10 e 11 de setembro. O VII Nacional de Quadrilhas Juninas que já consagrou grupos histórico, como a Beija Flor do Sertão Eternizada ao vencer o Nacional 2008 em seu ultimo ano de "vida", contará com grupos de 18 estados da Federação, incluindo os nove estados nordestinos. Para chegar ao Nacional é preciso ser campeã do estado de origem com exceção da Paraíba, Piauí e Maranhão que terão suas representantes por convite feito diretamente pela Confebraq.

O Evento será agora no local onde é realizado o São João de Aracajú, na praça de eventos entre os mercados Albano Frado e Thales Ferras, será montada um estrutura totalmente equipada com arquibancadas e espaço suficiente para todos os grupos. O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Nacional Sr. Célio Torres.

"Na segunda-feira mandei um e-mail para todos os Diretores da CONFEBRAQ, informando que estaria em uma audiência com o Secretario de Turismo do nosso Estado, a reunião se da porque o espaço que estava cogitado para realizar o Nacional não estaria em tempo livre para que nossa produção colocasse a arquibancada, desta forma houve a necessidade de mudarmos o LOCAL DO CONCURSO COMO TAMBEM A DATA". (Disse Célio Torres - Presidente da Confebraq em e-mail enviado ao Q.J)

De fato e de direito o estado da Paraíba teria como representante a Quadrilha Junina Fogueirinha, mas lamentavelmente a CONFEBRAQ tomo uma iniciativa frustrada quando por sua vez tomou a frente de uma entidade estadual convidando uma junina paraibana para representar o estado no concurso nacional, pior que isso é que o estado da Paraíba não irá concorrer a titulo, confira a seguir o email envido pela presidente da FEQUAJUNE-PB ao membros da entidade nacional.


Sr. Presidente,

Gostaria de esclarecer que NÃO SOU MENTIROSO, nem tão pouco um mero membro
da FEQUAJUNE-PB, sou o atual Presidente estadual e vim de público reconhecer
que erramos ao não está presente na última Assembléia da CONFEBRAQ, pelo
simples fatos de não ter tido condição financeira para o deslocamento de um
dos nossos diretores, porém o mais grave é a sua atitude de não consultar o
porta voz de fato e de direito do movimento junino estadual na Paraíba,
convidando e credenciando a revelia dos procedimentos constantes da nossa
carta magna o ESTATUTO da FEQUAJUNE-PB e do REGULAMENTO do evento oficial
paraibano de quadrilhas juninas. Mais uma vez os comentários sobre suas
atitudes arrogantes, inflexíveis, ditatoriais e pessoais como dirigente de
entidade estão vindo atona, revelando sua verdadeira face diante do discurso
de democratização e fortalecimento utilizado para se promover a frente do
movimento junino nacional.

Não estamos pedindo nada a mais do que o justo e o ético diante da
situação causada pela atitude inóspita e pouco louvável tomada de forma
pessoal apadrinhando grupo e fomentando a desordem e o colapso
organizacional no Estado da Paraíba. Portanto, solicitamos que seja revisto
a situação e de loco seja reparado o credenciamento a quem de fato o
conquistou, para assim, devolver a ordem, a dignidade moral e especialmente
a credibilidade na entidade nacional.

Como foi explícito nos anexos encaminhado anteriormente, a vaga para a
disputa do NACIONAL DE QUADRILHAS JUNINAS é da JUNINA FOGUEIRINHA.

Att. Edson Pessoa - Presidente FEQUAJUNEPB




 Gostaria de chamar a atenção dos senhores para uma arbitrariedade que está  sendo omitido contra a entidade da Paraíba a FEQUAJUNE-PB.

Pois bem, estamos ciente de que não fomos representados na última Assembléia nacional das entidades, ocasionado por falta de condições financeiras para o deslocamento de um dos nossos dirigentes, motivo pelo qual fizemos um apelo ao atual Presidente, para que não nos deixassem de fora do evento nacional de quadrilhas juninas, inclusive informando através de e-mail o resultado do evento estadual com os três grupos juninos que representariam a Paraíba em eventos regionais e nacionais.

Acontece que o Presidente esteve na Paraíba
em um evento NÃO oficial, antes do evento estadual paraibano, organizado por pessoas que tentaram a bem pouco tempo, desestabilizar o bom andamento dos trabalhos federativos da FEQUAJUNEPB, na ocasião o mesmo de loco prometeu a um grupo junino a sua participação no CONCURSO NACIONAL independentemente do seu resultado no evento estadual da Paraíba.

Acontece que a FEQUAJUNEPB teve em sua reformulação feita em contento com todas as entidades filiadas a normatização dos CREDENCIAMENTOS em eventos regionais e nacionais tanto no seu ESTATUTO REFORMULADO  Capitulo III que trata Das Finalidades no ART. 7º no seus Parágrafos 4º e 5º, quanto no REGULAMENTO DO FESTIVAL ESTADUAL no Capitulo IX que trata da Premiação e Credenciamentos no seu ART. 34º ambos em anexo, para os devidos
conhecimentos.

Através do exposto, neste início de semana fomos surpreendido com a divulgação do nome do grupo junino que estaria no Nacional de Quadrilhas o qual estaria em desconformidade com o anunciado pela entidade da Paraíba e indo de encontro ao bom desenvolvimento dos trabalhos federativos no Estado.
ao indagar o Sr. Célio o mesmo simplesmente nos disse "Que ele era o presidente e que já tinha decidido sobre a convocação do grupo e que não teria que nos dar satisfação", contrariando toda a divulgação e mídia feita a cerca dos credenciados no evento estadual da Paraíba, com divulgação da logo das entidades UNEJ e CONFEBRAQ junto a jornais rádios e televisão
conforme pode ser observado no timbre do regulamento em anexo.

Solicitamos dos demais companheiros da Diretoria da CONFEBRAQ, que analise o conteúdo desta carta de indignação e vejam que o nosso repúdio é verdadeiro e que as promessas de unificação e fortalecimento da entidade nacional prometida pelo atual presidente em sua campanha pró-presidente da confebraq, não condiz hoje com a aplicação da sua conduta em prática.

Atropelando a hierarquia estadual e não dando importância ao estado democrático que no
momento almejamos em toda a sociedade civil organizada.

Pedimos que o presidente da CONFEBRAQ repare o grande mal que está sendo causado pela atitude vergonhosa de apadrinhamento sem tomar conhecimento sequer da existência da FEQUAJUNE na Paraíba, entidade esta, fundador e desse movimento nacional.

 Exigimos que a representante legal credenciada em evento oficial QUADRILHA JUNINA FOGUEIRINHA seja o grupo convocado para representar a Paraíba neste evento nacional.

Att. Edson Pessoa - Presidente FEQUAJUNE-PB (83) 8899-1245 OI E/OU
9633-2732
TIM

Resposta de Célio Torres aos membros da Confebraq

Prezados Associados da CONFEBRAQ.
Gostaria de informar a todos que não procede as afirmações enviada por um
membro da Paraíba, assim que tive um tempo responderei com todo prazer,
vocês mim conhece um pouco e jamais tomaria posição que não fosse de acordo
com o determina em nossa Assembléia realizada em Brasília no mês de abril.

Atenciosamente,

Célio Torres Fontes
Presidente da CONFEBRAQ

Nossa Opinião

"O que podemos analisar é que a entidade nacional de quadrilhas juninas a CONFEBRAQ vem agindo ultimamente com pouquíssima cautela, faltando com respeito as demais entidades uma vez que a mesma deveria fortalecer suas afiliadas, o fato é que o representante maior da CONFEBRAQ, agindo com esta falta de respeito com algumas entidade demonstra a sua fraqueza em relação a comunicação direta com as demais entidade, tendo em vista mas este lamentável fato vemos que quem sai perdendo é de fato o movimento junino nacional, uma das maiores falta de respeito é realizar um evento junino em pleno o mês de setembro quando a maioria das juninas se preparam para os festejos do ano seguinte, a não ser que as juninas participem de um desfile cívico."

Fazenda Lampião Vence Concurso em Areial

Coronel Chumbinho Fazenda Lampião
Pelo clima chuvoso do dia, as estrutura montada em praça publica para a teve que ser desmontada as preças para o clube municipal de eventos, dessa forma o espetáculo previsto para as 20hs só veio começar por volta das 22h15min.

Pelo mesmo motivo (a chuva) as juninas “Explosão vicentina” de são Vicente do Seridó - PB e “Sanfony e Fest” de Serra da Raiz - PB , não conseguiram chegar na cidade, motivo esse que fez a Pessoense “Flor do mandacaru” perde dois pontos em seu placar geral pelo atraso.

Mais o frio da noite seria quebrado logo que entrou a primeira concorrente da noite a “Arraial da Serra” da cidade de Serra Redonda- PB, que mostrou que ”Entre a realeza e cangaço surge o cordel encantado”, em seguida foi a vez da “flor do mandacaru” da cidade de João Pessoa-PB mostrando a animação da “festa no céu”, A “xote Baião” com suas coreografias bem marcadas, foi a seguinte, despertando os olhares de todos, a Junina “oxente” de João pessoa - PB , com seu figurino belíssimo se apresentou com um êxito muito grande, mais se a noite não era das pessoenses, em seguida veio a “Sanfona de Ouro” da cidade de Jacaraú – PB, que deu um grande show que logo mais iria render frutos, a junina “Filhos da Terra” de Barra de Santa rosa – PB , mostrou alegria e coreografias bem marcadas, mais como disseram os espectadores do evento “ guardaram o melhor pra o fim” Para fechar noite, veio a “fazenda Lampião” de João pessoa- PB, mostrando que “ no centenário de Maria bonita o cangaço continua”, e não teve outra, a mesma foi a grande campeã da noite, outros títulos que os quadrilheiros esperavam era o de “melhor Rainha” que ficou com a “Sanfona de ouro” e o de melhor marcador que foi para a “filhos da terra”.

RESULTADO FINAL

1º FAZENDA LAMPIÃO--254,4
2º SANFONA DE OURO--243,6
3º FILHOS DA TERRA--237,7
4º *FLOR DO MANDACARU--236,2
5º XOTE & BAIAO--234,0
6º JUNINA OXENTE--233,7
7º ARRAIAL DA SERRA--210,6

*A quadrilha foi penalizada com a perca de 2 pontos por retardamento do horário do espetáculo.

MELHOR MARCADOR

1º FILHOS DA TERRA --27,1
2º SANFONA DE OURO--27,0
3º JUNINA OXENTE--21,9
3º FLOR DO MANDACARU--21,9
5º XOTE & BAIAO--21,7
6º FAZENDA LAMPIÃO--20,0
6º ARRAIAL DA SERRA--20,0

MELHOR RAINHA

1º SANFONA DE OURO--26,8
2º FILHOS DA TERRA--25,8
3º XOTE & BAIAO--24,4
4º FLOR DO MANDACARU--24,0
5º JUNINA OXENTE--23,8
6º FAZENDA LAMPIÃO--21,0
7º ARRAIAL DA SERRA--19,5

Nota de agradecimento:
Nós que fazemos parte da Quadrilha Fogo Caipira e que fomos os responsáveis pela realização do Festival estamos aqui para agradecer a todas as quadrilhas que participaram e as que também não poderão vir, mas que fizeram presente por meio de alguns componentes. A quadrilha Fogo Caipira teve o orgulho de sediar esse evento, tendo em vista que não é fácil promover algo desse tipo. Obrigado a toda a equipe que se dispôs a trabalhar conosco. Esperamos todos aqui de volta em 2012 no nosso próximo festival.

AGRADECEMOS A TODOS QUE COMPARECERAM AO NOSSO FESTIVAL!!!
Obrigado a todos!
Associação cultural quadrilha fogo caipira.

Fonte: areialterramistadaborborema.blogspot.com

Aldo Marques Lança Peça Radiofônica Eternamente Gonzaga


De olho nas novidades do mundo junino, está semana o acordeonista Aldo Marques lançou um livro intitulado como a Peça Radiofônica Eternamente Gonzaga, o livro foi inscrito pelo próprio musico que contou com o apoio no prefácio de Onaldo de Rocha Queiroga, fã do rei do baião e juiz de direito, Enternamente Gonzaga teve também o grande apoio da STERT-PB, Sindicato do Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado da Paraíba.

Aldo Marques para os poucos que o conhecem já se destaca no movimento cultural já a alguns anos, o musico fez passagem pela Quadrilha Junina e Grupo Para-folclórico Nova Geração, atualmente o acordeonista faz parte da Quadrilha campeã pessoense a Junina Lageiro Seco, além de tocar Aldo se destaca como cantor, compositor, arranjador e já a alguns anos vem se destacando como escritor recentemente Marques tinha lançado uma obra em homenagem ao musico paraibano Jackson do Pandeiro.

A Peça Radiofônica Eternamente Gonzaga é mais uma grande obra do musico, o livro é composto por vários personagens importantes na vida do ilustre Luiz Gonzaga, "Eternamente Gonzaga é uma peça de radioteatro que conta sobre a vida e a obra do mestre lua, as vésperas do centenário do seu nascimento e a vinte e dois anos após sua "triste Partida", é mais do que necessário que todos os produtores dos mais variados gêneros de dramaturgia seja teatro, cinema ou televisão façam o resgate da história deste grande artista da musica popular brasileira".  

Então vai ai a dica para todos os quadrilheiros e admiradores do Rei do Baião o grande Luiz Gonzaga, para aqueles que desejam ter está obra entrem já em contato com o escritor Aldo Marques pelo seguinte numero (83) 8885 9123  ou pelo email aldomaques1@hotmail.com

sábado, 16 de julho de 2011

Paraíba é Escolhida Para Sediar 2º Fórum Nacional de Quadrilhas Juninas


A Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos, escolheu o estado da Paraíba para sediar o 2º Fórum Nacional de Quadrilhas, entre vários estados do nordeste a Paraíba foi quem mas se destacou devido ao grande pontecial cultural, também por ser um dos estados mas centrais do nordeste, a cidade sede ainda não foi divulgada pela entidade mas tudo indica que será em Campina Grande ou mesmo na Capital João Pessoa, a edição 2012 do Fórum terá total apoio do Blog Oficial dos Quadrilheiros da Paraíba, este que está intermediando o acontecimento do evento no estado.

Paraíba será o celeiro da maior discussão sobre os festejos juninos do Brasil. Em Março de 2012, acontecerá o 2º Fórum Brasileiro de Cultura Junina, cujo principal objetivo é promover uma discussão em torno dos aspectos econômicos e culturais da festa.

O evento será organizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (CONAQJ) e tem o apoio de Presidentes de Federações e Ligas de Quadrilhas Juninas de diversos estados brasileiros, além de autoridades políticas, e representantes do movimento junino também estarão presentes.

O evento acontecerá em dois dias de programação, serão debatidos assuntos de relevância para o cenário dos festejos juninos, bem como palestras e discussões sobre questões ligadas às potencialidades turísticas decorrentes das festas. 

Segundo o presidente da CONAQJ, Michael Helry da Silva, o Fórum tem a função de organizar representantes dos Estados para a criação de uma “rede cultural” em parceria com universidades, associações, secretarias Estaduais de Cultura e Turismo, e Ministério da Cultura. “O São João é a festa mais popular do Brasil. Precisamos valorizar isso, justamente pelas conseqüências positivas que proporcionam aos seus envolvidos, como, por exemplo, o crescimento econômico nas cidades que realizam grandes festas. Neste Fórum, vamos discutir o São João do Brasil inteiro, incluindo as quadrilhas como as principais representantes da festa”, disse o presidente da CONAQJ.
 
Maiores informações:
Conaqj@hotmail.com
www.conaqj.com.br
www.quadrilheirosdaparaíba.com

Refescando a Memória
O 1º Fórum Nacional de Quadrilhas Juninas foi realizado no estado de Sergipe, nas dependencias da Fazenda Boa Luz, o evento contou com vários representantes e amantes da cultura junina de todo o Brasil.