terça-feira, 26 de julho de 2011

Carta de Desabafo, Enviada Por Quadrilheiro


Senhores que tiverem acesso a esse escrito, juninas saudações.

A princípio gostaria de esclarecer que essas palavras não são o que popularmente é conhecido como “chororô”, e sim, são relatos de acontecimentos comprovados testemunhalmente por muitos de vocês e o restante comprovados pelos “documentos?” que temos.

Sou quadrilheiro da junina Fogueirinha e após essa última notícia (que provavelmente não iremos participar do nacional de quadrilhas), resolvi por conta própria externar minha insatisfação e indignação por tudo que aconteceu conosco neste São João.

Começando do começo (kkk... um pouco de humor para que tenha estomago de continuar):

Acho que todos nós concordamos que o concurso da FUNJOPE esse ano foi uma palhaçada. Independentemente do resultado, acho que para um entidade querer ser respeitada ela deveria se dar ao respeito. Gente, como é que você como jurado assina notas, tem dois dias para revê-las e apurar se houve algo de errado, mas apenas após a divulgação do resultado (que inexplicavelmente justo os maiores interessados representante da beneficiada não estavam presentes) alguém atenta pra fazer uma recontagem, em que uma junina ganha de outra exatamente por um décimo?

Senhores, isso ficou péssimo. Não só pelo resultado em si, que infelizmente veio à surdina quando todos já tinha ido embora, mas por toda a divulgação da imprensa, afinal eles tinham toda uma série de imagens, acho que uma matéria pra ir ao ar, que por falta de gestão, competência, moralidade ou qualquer coisa que tenha acontecido, deixou o público que por dois dias se deslocou do conforto de suas residências, na chuva e frio, se acotovelando para acesso as arquibancadas, sem entender nada. Pois quando eles saíram a campeã era uma e no outro dia a campeã era outra (acho que enquanto eu desse concurso participar, não mais irei dormir após o resultado... essa é pra você Pérola!!!).

Enfim, passou... Aí veio o estadual. Escuto o meu parceiro/marcador Ronaldo e o patrão Zezinho falando que não era para nós nos abatermos, dando força pra nós fazermos o melhor. Sei que deveríamos fazer o melhor, mas acho que concordamos também que depois dos acontecimentos fica complicado, porque infelizmente fica instalado em nosso íntimo um sentimento de frustração, que nem todos sabem absorver e canalizar para tentar se reerguer.

Não estou aqui tentando desmerecer o trabalho de ninguém. Acho até que todos nós que fazemos quadrilha somos campeões, porque não é fácil fazer um sonho sair do papel sem qualquer incentivo que não os nossos mesmos. Mas é difícil você ver as explicações dos jurados para determinadas notas, detalhe, quando é justificado. Vou exemplificar abaixo o descrito, mas gostaria de lembrar que isso é só um exemplo, pois não recordo nesse momento quais quesitos aconteceu isso, só recordo que foram três:

·         Coreografia: excelente, bem marcada e perfeitamente executada... nota 9.

·         Figurino: sem justificativa... nota 9.

E foi mais ou menos assim pessoal que nós mais uma vez “perdemos”, só que dessa vez por dois décimos. Perdemos para pessoas que julgam um trabalho de um ano dessa forma, que infelizmente não tem o mínimo de respeito pelas várias noites de sono perdidas, viagens e mais viagens para tirar do papel o que foi concebido, os gastos absurdos que todos nós temos, as discussões em prol do coletivo que nos deixam alguns dias muito mal, o empenho na pesquisa da história para ser retratada com o máximo fidelidade. É dessa forma, sem a menor consideração que somos tratados. A propósito senhor jurado que perguntou onde estava a referência à Chacrinha e ao tropicalismo em nosso figurino, segue sua resposta: “NÓS GUARDAMOS A FANTASIA DO ETERNO PALHAÇO PARA VOCÊ” (Chacrinha me perdoe onde você estiver, afinal um artista de verdade não merece esse tipo de comparação).

Agora vem mais essa notícia. 

Apesar dos pesares, nós fomos os reais credenciados a participar do nacional de quadrilhas juninas e agora, mais uma vez, por “atos obscuros” vamos perder o direito de divulgar o nosso trabalho para outras culturas. Quando falo aqui em divulgar o trabalho gente, falo simplesmente porque não tenho esperanças nenhuma de ganhar esse concurso. Não por não ter um trabalho bom, tenho total confiança no que conseguimos fazer, mas porque já tomei minha “dose” suficiente de rasteiras esse ano.  A única coisa que queremos é poder divulgar o que a junina Fogueirinha é e o que podemos fazer, porque graças a Deus o mais importante jurado pra nós, já nos deu nota 10. O PÚBLICO.

Depois de tudo que foi escrito acima, fica aqui uma pergunta: A CULPA DESSA FALTA DE ORGANIZAÇÃO É DE QUEM? 

Não precisa externar a resposta agora, porque hoje não tem mais jeito. Mas lembrem-se que esse ano foi conosco, amanhã pode ser com vocês. 

Finalizando esse desabafo, deixo aqui um apelo para os senhores donos de quadrilha quando forem fazer suas votações para escolher representantes: 

Escolham pessoas que vão lutar pelos direitos das quadrilhas juninas. Pessoas idôneas, que não queriam apenas obter lucros pessoais e financeiros. Pessoas que trabalhem com transparência administrativa em todos os aspectos. Pessoas que sejam capacitadas e que capacitem melhor seus prestadores de serviço, desde a pessoa que recepciona as que atribuem notas. E o mais importante: Escolham pessoas que saibam ouvir, sugestionar e discutir melhorias para nossa nação quadrilheira, ao invés de ditar regras ao seu bel prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba