terça-feira, 30 de junho de 2009


São Pedro

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem às crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

O Shopping Sul realizou de 25 a 28 de junho o concurso que reuniu as seis melhores quadrilhas juninas de João Pessoa, onde a quadrilha vencedora do concurso levou uma moto Honda 0 km, o evento foi organizado pelo Shopping em conjunto com Liga de Quadrilha Juninas de João Pessoa, o concurso teve como jurados os próprios lojistas foi usado para definir a quadrilha campeã o critério de etapas onde duas quadrilhas dançavam e apenas uma concorreria à final realizada no ultimo domingo, na quinta-feira se enfrentaram as quadrilhas Lageiro Seco e Fazenda Viana, na sexta-feira foi à vez das quadrilhas Sanfona Branca e Sucupira e no sábado a festa ficou por conta das quadrilhas Paraíba e Flor de Lírio, foram classificadas para final as quadrilhas Fazenda Viana, Sucupira e Flor de Lírio.

Confira agora a colocação do concurso de quadrilhas do Shopping Sul:

1º Lugar – Quadrilha Flor de Lírio

2º Lugar – Quadrilha Sucupira

3º Lugar – Quadrilha Fazenda Viana

A quadrilha junina Fazenda Lampião representou a Paraíba no Nordestão de quadrilhas juninas que aconteceu no município de Eusébio na região metropolitana de Fortaleza no estado do Ceará, a Fazenda Lampião do Coronel Chumbinho, ficou como a quarta melhor quadrilha junina do Nordeste, titulo esse que deve ser comemorado pelos paraibanos, a Fazenda Lampião foi à quadrilha escolhida para ser a representante estado no Nordestão de quadrilhas juninas, o titulo de melhor quadrilha junina do Nordeste foi para a quadrilha sergipana Asa Branca, o titulo de melhor casamento foi para quadrilha cearensse Zé testinha, o melhor marcador foi para a quadrilha pernambucana Dona Matuta que também arrastou o premio de melhor destaque.

Confira abaixo a colocação geral:

1º Lugar – Quadrilha Asa Branca – Sergipe

2º Lugar – Quadrilha Dona Matuta – Pernambuco

3º Lugar – Quadrilha Zé Testinha – Ceará

4º Lugar – Quadrilha Fazenda Lampião – Paraíba

5º Lugar – Quadrilha Rosa dos Ventos – Alagoas

6º Lugar – Quadrilha Encanta Natal – Rio Grande do Norte

7º Lugar – Quadrilha Lua de Prata – Piauí

8º Lugar – Quadrilha Arraiá do Patativa – Ceará

9º Lugar – Quadrilha Sanfona de Ouro – Bahia

10º Lugar – Quadrilha Zé Comeu - Maranhão




A Quadrilha Fazenda Lampião é a grande campeã paraibana do festival de quadrilhas juninas do estado, fazendo jus às palavras do Coronel Chumbinho que no ultimo dia 21 no festival de quadrilhas juninas de João Pessoa afirmou,

"A gente se prepara para o povo, por isso buscamos temas regionais, sem brilho e ornamentação exagerada. Conseguimos o sexto campeonato. Agora, vamos buscar o hexacampeonato estadual"

O festival de quadrilhas juninas do estado foi realizado na cidade de Guarabira, e a quadrilha pessoense Fazenda Lampião mais uma vez arrastou o premio e se consagrou hexa campeã estadual, a quadrilha veio com um tema (Paraíba Sim Senhor, na Terra do Algodão Colorido e do Caboclo Sonhador), com o rico repertório a quadrilha homenageou o cantor e compositor Flávio José, além do belíssimo repertório a Fazenda Lampião apresentou ao publico um figurino totalmente confeccionado em algodão colorido.

A quadrilha junina Fazenda Lampião representará no próximo dia 27/06 estado da Paraíba no Nordestão de Quadrilhas Juninas que acontece na cidade de Fortaleza no estado do Ceará, e é realizado pela Rede Globo Nordeste.



Foi realizado na cidade Juripiranga, o primeiro festival de quadrilhas juninas da cidade, o evento foi organizado pela prefeitura municipal em conjunto com a FEQUAJUNE-PB.

Participaram do evento varias quadrilhas de diversas cidades o festival foi realizado no ginásio da cidade, onde contou com presença do prefeito e dos secretários do município a quadrilha confira abaixo como ficou a classificação do primeiro festival de quadrilha de Juripiranga.

1º Lugar – Quadrilha Vira e Mexe, da cidade de Pedras de Fogo com 258,4 pontos.

2º Lugar – Quadrilha Macambira, da cidade de Juripiranga com 254,3 pontos.

3º Lugar – Quadrilha Paixão Nordestina, da cidade de Caldas Brandão com 247,3 pontos.

4º Lugar – Quadrilha Fogo de Palha, da cidade Ipiranga com 233,9 pontos.

5º Lugar – Quadrilha Renascer, da cidade de Juripiranga com 231,3 pontos.

6º Lugar – Quadrilha Pixilau, da cidade São Miguel de Itaipú com 224,5 pontos.

7º Lugar – Quadrilha Morango do Nordestino, da cidade de Ingá com 212,1 pontos.

O troféu de melhor Marcador foi para a quadrilha Vira e Mexe da cidade de Pedras de Fogo que levou o troféu com 42,5 pontos, o troféu de melhor Destaque foi para a quadrilha Morango Nordestino da cidade de Juripiranga com 40,1 pontos e o troféu de melhor casamento foi para quadrilha Macambira também oriunda da cidade de Juripiranga.


Foi realizado no dia 20/06 na cidade de Barra de Santa Rosa o primeiro festival de quadrilhas juninas da cidade onde participarão diversas quadrilhas da região além do prefeito do município e de seu secretariado, o festival foi organizado pela prefeitura municipal e a FEQUAJUNE-PB, o evento teve um ótimo desempenho e contou com a participação de varias quadrilhas de diversas regiões estado.

A quadrilha ganhadora do 1º Festival de Quadrilhas Juninas de Barra de Santa Rosa foi a quadrilha junina Fogo Caipira da cidade de Areial o segundo lugar também foi para cidade de Areial para a quadrilha junina Amor Caipira, já o terceiro lugar ficou com os donos da casa e foi para a quadrilha juninas Filhos de Picuí oriunda da cidade de Picuí.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A prefeitura de João Pessoa realizou de 18 a 21 de junho o 13º festival de quadrilhas juninas da capital, o evento foi realizado esse ano na Escola Dumerval Trigueiro situada a Rua 14 de julho, 891 por trás do CAC do Rangel, no bairro do Rangel.

Participaram do evento 39 quadrilha do município e cidades circunvizinhas, o evento foi transferido para o bairro do Rangel devido à reforma do conventinho no centro histórico, segundo os coordenadores do evento.

As quadrilhas participantes deram um show de simpatia e alegria levando publico temas e histórias diferenciadas contagiando o publico com muito brilho e emoção.

Com o tema 'Paraíba Sim Senhor, Terra do Algodão Colorido e do Caboclo Sonhador', a Quadrilha Fazenda Lampião, mostrou que o luxo não precisa necessariamente de brilho e sim de criatividade. O grupo, formado por 40 casais, foi o campeão do 13º Festival de Quadrilhas Juninas Arraial do Varadouro. Em segundo lugar, ficou a Sanfona Branca, seguida pela Sucupira.

O presidente da Quadrilha Fazenda Lampião, Leonilson Aquino, mais conhecido como Coroné Chumbinho, disse que o objetivo do grupo foi mergulhar na identidade paraibana. "A gente se prepara para o povo, por isso buscamos temas regionais, sem brilho e ornamentação exagerada. Conseguimos o sexto campeonato. Agora, vamos buscar o hexacampeonato estadual", afirmou.

A criatividade da Fazenda Lampião enveredou pelo trabalho artesanal e transformou manta grossa em figurino, com aplicação de botões feitos com quenga de coco. Também houve espaço para as sandálias de couro. A ornamentação do espaço onde o grupo se apresentou simulou a varanda de uma casa de fazenda. Para isso, foram armadas duas redes, fabricadas com algodão colorido. O cenário contou ainda com dois balaios cheios de capucho de algodão. O troféu, confeccionado de forma artesanal pelo artista plástico Paulo Aurélio, utiliza materiais reciclados, a exemplo de papel machê e pano, retratando o ciclo junino, com um casal matuto e os símbolos marcantes deste período.

Confira abaixo a pontuação das quadrilhas participantes do 13º Arraia do Varadouro

· Quadrilha Fazenda Lampião - 78,0

· Quadrilha Sanfona Branca - 76,6

· Quadrilha Sucupira - 71,5

· Quadrilha Lageiro Seco - 69,5

· Quadrilha Flor Lírio - 66,0

· Quadrilha Junina Paraíba - 66,0

· Quadrilha Fazenda Viana - 65,0

· Quadrilha Explosão Nordestina – 64,0

· Quadrilha Luar da Ilha - 64,0

· Quadrilha Riacho Verde - 63,5

· Quadrilha Bafo de Bode - 63,0

· Quadrilha Xote e Baião - 62,5

· Quadrilha Macambira - 60,5

· Quadrilha Nova Brasília - 60,0

· Quadrilha São Mateus - 60,0

· Quadrilha Asa Branca - 59,0

· Quadrilha Barra Funda - 57,5

· Quadrilha Aconchego - 57,0

· Quadrilha Matuto Show - 57,0

· Quadrilha Somos Unidos - 56,5

· Quadrilha Fazenda Industrial - 56,5

· Quadrilha Vira e Mexe - 56,0

· Quadrilha Botijinha - 54,5

· Quadrilha Jurubeba - 54,5

· Quadrilha Mangue Seco - 53,5

· Quadrilha Arroxá o Nó - 53,5

· Quadrilha Zé Monteiro - 48,5



A prefeitura municipal de Remigio em conjunto com a FEQUAJUNE-PB realizou na cidade a etapa brejo do festival de quadrilhas juninas, estava presente no evento o prefeito da cidade bem com seus secretários.

Varias quadrilhas da região concorreram ao titulo de melhor quadrilha junina do brejo paraibano, o evento teve um saldo positivo e foi realizado durante dois dias movimentando a pacata cidade de Remigio, as quadrilha juninas da região deram um show de brilho e simpatia tornando a disputa pelo titulo ainda mais acirrada.

Foram campeãs da etapa brejo as quadrilhas Fazenda Nordestina da cidade de Guarabira que conquistou o primeiríssimo lugar com o um tema que homenageava o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, o segundo lugar foi para a Quadrilha Junina Sanfony Fest da cidade de Serra da Raiz e o terceiro lugar foi para a Quadrilha Junina Nação Nordestina da cidade de Caiçara, as duas melhores quadrilhas representarão a região no Festival de Quadrilhas Juninas na cidade de Guarabira.

Confira abaixo a pontuação completa das quadrilhas participantes:

1º Lugar - Fazenda Nordestina - Guarabira - 486,5

2º Lugar - Sanfony Fest - Serra da raiz - 482,5

3º Lugar - Nação Nordestina - Caiçara - 452,6

4º Lugar - Lugar Jóia Rara - Mamanguape - 436,8

5º Lugar - Chamego - Logradouro - 420,4

6º Lugar - Menina Forrozeira - Pirpirituba - 391,6

7º Lugar - Paixão Junina - Pirpirituba - 384,9

8º Lugar - Novo Horizonte - Cacimba de Dentro - 378,2



quarta-feira, 24 de junho de 2009

São João - 24 de junho


Um santo muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada.

O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com a figura de São João e o carneirinho.

Hoje, nas cidades nordestinas, existe também o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação. Esse costume remonta a história de João, que pregava às margens do rio Jordão, em Israel, e batizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo mergulhando-os nas águas.

João é considerado o santo mais próximo de Cristo. Além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.

A data de seu nascimento é 24 de Junho. Filho de Isabel, esposa de Zacarias e prima de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel de Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto acontecesse. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a vinda de Cristo. O João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão.

Acorda meu povo!
Vem ver a “acordação”.
Acorda todo povo!
Que é primeiro de São João.

Antigamente os capelistas do Recife, além de percorrer as ruas alegremente, ancaminhavam-se, de preferência, para o banho na Cruz do Patrão, no istmo de olinda, “cujas águas, quer as de mar, de um lado, quer as do rio Beberibe, do outro, gozavam na noite de São João de particular virtude de dar felicidades e venturas” ou ainda na praia de Fora de Portas, lugar também preferido e assim, na ida para os banhos sanjoanescos, cantavam:

Meu São João
Eu vou me lavar,
E as minhas mazelas
Irei lá deixar.

E na volta:

Ó meu São João,
Eu já me lavei
E as minhas mazelas
No rio deixei.

terça-feira, 23 de junho de 2009


A Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa disponibilizou os transportes para as quadrilhas que irão participar do Festival Estadual da Rede Globo na Cidade de Guarabira, que em virtude das fortes chuvas impossibilitou as apresentações das agremiações e dos trios de forró, por este motivo a FUNJOPE não liberou os transportes para as duas quadrilhas representantes de João Pessoa: Fazenda Lampião e Sanfona Branca.

O Festival será realizado nesta quarta-feira, dia 24 de junho, tendo como local o Ginásio Municipal, em frente ao Terminal Rodoviário Estadual, a partir das 20h.

A Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa juntamente com a Federação Paraibana das Quadrilhas Juninas – FEQUAJUNE mediante o adiamento do Festival procuraram solucionar o problema dos transportes com a Prefeitura de Guarabira não obtendo êxito, o que deixou a todos com uma grande preocupação uma vez que seria desfeito um trabalho de um ano inteiro de dedicação das quadrilhas campeãs de João Pessoa.

Não conformado com tal posição, o Presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa o senhor Edson Pessoa, tomou a decisão de fretar dois ônibus de luxo para que a Cidade de João Pessoa possa ser representada no Festival por suas gloriosas campeãs.

Outrossim, informamos que se encontra à disposição para quem interessar a nota fiscal e o contrato firmado com a empresa que transportará as quadrilhas campeãs de João Pessoa.

Finalizando, parabenizamos o senhor Edson Pessoa pela iniciativa de não permitir que um mero problema burocrático levasse por água abaixo todo um trabalho das quadrilhas Fazenda Lampião e Sanfona Branca, mostrando assim a garra, dedicação e seu empenho pela cultura e tradição do nosso São João.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Terá inicio nesta quinta-feira dia 18, a partir das 20h, na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, localizada no bairro do Rangel, a 13ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas ou “Arraial do Varadouro” onde vão se apresentar 39 quadrilhas juninas. Este ano, o concurso será realizado antes do 'São João de João Pessoa.

O coordenador da Divisão de Cultura Popular, Emilson Ribeiro, explicou que este ano o concurso de quadrilhas metropolitano foi antecipado para poder definir os grupos vencedores que vão para a etapa estadual, que começa na segunda-feira dia 22. O Festival irá se estender até domingo. Estamos dando apoio na infraestrutura. Na segunda-feira pela manhã, divulgaremos o resultado. No mesmo dia, começa a fase estadual, em Guarabira. A Funjope vai dar o transporte para que os vencedores façam o translado para o Brejo", informou.

De acordo com Emilson, a 13ª edição do Arraial do Varadouro foi transferido do Conventinho para o Rangel porque o local tradicional está passando por revitalização. "Fizemos uma análise minuciosa para escolher um espaço que comportasse o evento e, ao mesmo tempo, estivesse disponível no período de 18 a 21 de junho. A escolha recaiu sobre a Escola Dumerval Trigueiro que fica localizada a Rua 14 de julho,891, por trás do clube CAC do Rangel.

Durante o evento, o público terá a oportunidade de conferir a alegria e o colorido de uma competição, que é resultado de uma preparação artística e cultural de diversas comunidades da Capital e cidades circunvizinhas.

Estrutura – Na quadra da Escola Municipal Dumerval Trigueiro, onde acontece o evento, vão ser instalados dois lances de arquibancadas, com capacidade para 1200 pessoas sentadas, além de mil cadeiras e uma área especial destinada a idosos e portadores de deficiência.

Também fazem parte da estrutura, banheiros químicos e um espaço para a concentração dos grupos antes de cada apresentação. A segurança é outra prioridade. Por isso, o público vai contar com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Segurança Privada, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Tenda de Enfermagem.

Quesitos – Para escolher as vencedoras, foi formado um júri com cinco integrantes para a análise das categorias Animação, Trio Pé de Serra, Marcador, Coreografia, Figurino, Temática, Casamento Matuto e Entrada no Arraial. Cada quadrilha tem 30 minutos para se apresentar.

Premiação – O Concurso premiará as cinco primeiras colocadas com troféus e medalhas. Elas também receberão prêmios em dinheiro, nos valores de R$ 3 mil, R$ 2,5 mil, R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, respectivamente. As duas primeiras colocadas vão representar a Capital e região metropolitana no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que acontece na cidade de Guarabira, na próxima segunda-feira (22), promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas da Paraíba, TV Cabo Branco e Funjope.

Confira a programação completa

Quinta-feira dia 18/06

1 – Quadrilha Junina Arroxa o Nó

2 – Quadrilha Junina Fazenda Viana

3 – Quadrilha Junina Jurubeba

4 – Quadrilha Junina Explosão Nordestina

5 – Quadrilha Junina Paraíba

6 – Quadrilha Junina Asa Branca de Alhandra

7 – Quadrilha Junina Nova Brasília

8 – Quadrilha Junina Somos Unidos

9 – Quadrilha Junina Botijinha

Sexta-feira dia 19/06

1 – Quadrilha Junina Xote & Baião

2 – Quadrilha Junina Linda Flor

3 – Quadrilha Junina Coração Nordestino

4 – Quadrilha Junina Bafo de Bode

5 – Quadrilha Junina Tiko Show

6 – Quadrilha Junina Asa Branca - João Pessoa

7 – Quadrilha Junina Arco Verde

8 – Quadrilha Junina Vira e Mexe

9 – Quadrilha Junina Macambira

10 – Quadrilha Junina Sanfona Branca

Sábado dia 20/06

1 – Quadrilha Junina Recanto Feliz

2 – Quadrilha Junina Engenho Velho

3 – Quadrilha Junina Fazenda Amizade

4 – Quadrilha Junina Zé Monteiro

5 – Quadrilha Junina Fazenda Barra Funda

6 – Quadrilha Junina Flor de Lírio

7 – Quadrilha Junina Industrial

8 – Quadrilha Junina Lampião

9 – Quadrilha Junina Cangaceiros do Sertão

10 – Quadrilha Junina Riacho Verde

Domingo dia 21/06

1 – Quadrilha Junina Mangue Seco

2 – Quadrilha Junina Matuto Show

3 – Quadrilha Junina Luar da Ilha

4 – Quadrilha Junina Coração Matuto

5 – Quadrilha Junina Sucupira

6 – Quadrilha Junina Aconchego

7 – Quadrilha Junina São Mateus

8 – Quadrilha Junina Lageiro Seco

9 – Quadrilha Junina Fazenda João Tota

10 – Quadrilha Junina Arraiá Chã da Cutia

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Será realizado de 18 a 20 de junho o no teatro Rosil Cavalcanti em Campina Grande o 6º seminário Os festejos juninos no contexto da Folkcomunicação e da cultura popular, onde irá abranger uma diversidade de temas voltados à cultura popular, o tema central será Folkcomunição, Educação e Cultura Popular, o tema escolhido é totalmente voltado para educação no intuito de promover novas reflexões que possam contribuir para a valorização e aperfeiçoamento da cultura brasileira.

O Seminário tem como objetivo analisar a cultura popular na formação educacional e a cultura das gerações contemporâneas, serão discutido vários objetivos nesses três dias de evento, o seminário tem como publico alvo professores, pesquisadores, agentes culturais, radialistas, Jornalistas, docentes, produtores entre outros interessados no assunto. A taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 para estudantes de graduação e R$ 50,00 para os demais participantes poderá ser paga, até o dia 17 de junho, na Secretaria do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nos dias do evento, o pagamento deverá ser feito no Teatro Rosil Cavalcanti, localizado no Parque do Povo que mais uma vez sedia o Folkcom.

Os quadrilheiros da Paraíba serão representados por Lúcio Barros, diretor do blog oficial dos Quadrilheiros da Paraíba, que irá palestrar no dia 20 data do encerramento do seminário, a palestra deverá acontecer em mesa redonda as 10h30 da manhã do sábado onde deverá ser discutido o tema “Quadrilhas Juninas na Contemporaneidade”.

Desde 2004, o seminário faz parte da programação do Maior São João do Mundo, destacando-se por representar o principal evento em nível nacional a se propor a discutir os festejos juninos, em seu próprio contexto de realização. “Nossa pretensão é oportunizar à comunidade acadêmica e aos diversos segmentos sociais debater e compreender profundamente as nossas festas mais populares, sob o ponto de vista da dinâmica cultural e midiática que tanto caracteriza a sociedade contemporânea”, afirma o coordenador do 6º Folkcom Luiz Custódio da Silva. A temática deste ano trata das relações entre a folkcomunicação, educação e cultura popular, dando ênfase ao papel das manifestações folclóricas regionais na formação artística e sociocultural das novas gerações.

A inscrição no Folkcom 2009 dará direito à participação nas diversas palestras, mesas-redondas, oficinas, mini-cursos, grupos de trabalho, exposições e apresentações artístico-culturais. A abertura do seminário será realizada às 8:30h do dia 18 de junho, no Teatro Rosil Cavalcanti, com a presença de autoridades e convidados e do coral infantil Casinha de Brinquedo da Escola IPEN que fará um concerto de músicas juninas. Logo em seguida, a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFSE) Aglaé d´Ávila Fontes de Alencar, vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore, fará a conferência “Folclore, educação e cultura popular”.

A partir das 10h, “O sagrado e o profano nas festas juninas” será tema da primeira mesa-redonda do evento. Além do chefe do Departamento de Comunicação Social da UEPB e diretor de Jornalismo da TV Itararé Rômulo Ferreira de Azevedo Filho, mediador do debate, a mesa reunirá o bispo dom Jaime Vieira Rocha, a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Elizabeth Christina Andrade Lima, autora do livro A fábrica dos sonhos: a invenção da festa junina no espaço urbano, e a doutoranda Alba Cleide Calado Wanderley. A pesquisadora está prestes a concluir tese, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a Irmandade do Rosário de Pombal, promotora de uma das festas mais tradicionais do interior da Paraíba.

O seminário terá prosseguimento com a realização de oficinas e mini-cursos, a partir das 14h, na Faculdade Cesrei. A participação nos workshops deverá ser definida no ato da inscrição no evento, quando o interessado poderá escolher uma das oficinas que serão ministradas por professores e especialistas. Às 16h, os participantes deverão retornar ao Teatro Rosil Cavalcanti, onde será realizada a mesa-redonda “O papel da mídia regional na instituição de uma identidade para as festas populares”, reunindo profissionais e professores de comunicação do Nordeste.

Presença sempre marcante no Folkcom, a diretora de Jornalismo da TV Globo Nordeste tratará das estratégias das emissoras de televisão para fazer a cobertura das festas juninas na região. Discutindo desde o agendamento midiático até a construção social das festas juninas farão parte da mesa, ainda, o presidente do Conselho Estadual de Cultura e diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Antonio Albino Canelas Rubim, o professor do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB André Luiz Piva de Carvalho e o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e diretor da Editora da UEPB Cidoval Morais de Sousa, um dos organizadores do livro Local x global: mídia, cultura e identidades que será lançado durante o evento. A mediadora da mesa será a coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cesrei Verônica Almeida de Oliveira Lima.

Locais das inscrições:

- até o dia 17 de junho, na Secretaria do Departamento de Comunicação Social/UEPB (Faculdade de Comunicação), à rua Pedro I, s/n, São José, (83)33109745;

- dias 18 e 19 de junho, no Teatro Rosil Cavalcanti, Parque do Povo, Centro (sede do evento)

a) As taxas de inscrição deverão obedecer às seguintes categorias de participantes:
R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para os estudantes de graduação;
R$ 50,00 (cinquenta reais) para os demais participantes.

b) A inscrição dará direito ao participante a assistir palestras, mesas-redondas, oficinas, mini-cursos, grupos de trabalho, exposições e apresentações artístico-culturais.

c) O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado nos seguintes locais:
- Até o dia 17 de junho, na Secretaria do Departamento de Comunicação Social/UEPB (Faculdade de Comunicação), à rua Pedro I, s/n, São José, (83)3310.9745;
- dias 18 e 19 de junho, no Teatro Rosil Cavalcanti, Parque do Povo, Centro (sede do evento).

Confira abaixo a programação completa:

Dia 18/06

8h30 – Sessão de abertura com os organizadores

Autoridades, convidados e participantes

Apresentação do Coral Infantil Casinha de Brinquedo

9h – Conferencia: Folclore, educação e cultura popular

Conferencistas: Aglaé d’Ávila Fontes de Alencar

(Vice-Presidente da Comissão Nacional do Folclore (UFSE)

Mediador: Prof. Dr. Luiz Custódio da Silva (UEPB)

10h – Mesa Redonda: O sagrado e o profano nas festas juninas

Palestrantes: Dom Jaime Vieira Rocha (Diocese de Campina Grande)

Alba Cleide Calado Wanderley (PPGE/UFPB)

Elizabeth Christina Andrade Lima (UFCG)

Mediador: Rômulo Ferreira de Azevedo (UEPB)

12h – Almoço e Exposição

14h – Oficinas e Mini-Curso

16h – Mesa Redonda: O papel da mídia regional na instituição de uma identidade para as festas populares.

Palestrantes: André Luiz Piva de Carvalho (UFPB)

Antônio Albino Canelas Rubim (UFBA)

Jô Mazarollo (Globo Nordeste )

Cidoval Morais de Sousa (UEPB)

Mediadora: Profª. Ms. Verônica Almeirda de Oliveira Lima (CESREI)

Dia 19/06

8h30- Mesa Redonda: A Atualidade da festa junina como a construção identitária para o Nordeste

Pelstrantes: Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB)

Leyde Selma (UFPE)

Luciana de Oliveira Chianca (UFRN)

Sebastião Guilherme (UFRN)

Zulmira Silva Nóbrega (UFPB)

Mediador: Prof. Ms. Flaubert Cirilo Jerônimo de Paiva (FIP)

10h30 Mesa Redonda: A (Re) invenção do forró na contemporaneidade

Palestrantes: Ajalmar Maia (Troféu Gonzagão / CEI)

Eli Brandão (UEPB)

Felipe da Costa Trota (UFPE)

Maria Erica de Oliveira Lima (UFRN)

Paulo Pena (Forró Fest)

Mediador: Prof. Massilon Gonzaga de Luna (UEPB)

12h – Almoço e Exposição

14h – Grupos de Trabalhos

16h – Mesa Redonda: Representação do cangaço e do matuto na literatura popular e na mídia contemporânea

Palestrantes: Geralda Medeiros Nóbrega (UEPB)

Gilvan de Melo Santos (UEPB)

Jessie Quirino (Poeta Popular)

Luciano Barbosa Justino (UEPB)

Marcionila Fernandes (UEPB)

Mediador: Porf. Ms. Arão de Azevedo Sousa (UEPB / CESREI/FIP)

Dia 20/06

8h30 – Mesa redonda: Folckcomunicação, educação e cultura popular

Palestrantes: Agostinho da Silva Rosas (Centro Paulo Freire/UPE)

Betania Maciel (UFRPE)

Francisco Ferreira Filho Diniz (Cordelista e Educador)

Marcelo Pires de Oliveira (UESC)

Roberto Emerson C. Benjamim (UFRPE)

Sueleide Ferreira Torquato (IPEN)

Mediador: Prof. Dr. Antônio Roberto Faustino da Costa (UEPB)

10h30: Mesa Redonda: Quadrilhas Juninas na contemporaneidade

Palestrantes: Emilson Ribeiro (FUNJOPE)

Gisele Maria Sampaio de Araujo (FACISA/FIP/UEPB)

Hipólito de Sousa Lucena (UEPB)

Lúcio Ferreira Barros (QUADRILHEIROS DA PARAÍBA)

Marconi Marques (ASQUAJU-CG)

Osvaldo Meira Trigueiro (UFPB)

Mediadora: Alana Fernandes (Teatro Mun. Severino Cabral )

12h – Encerramento com café e quadrilhas juninas