quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Quadrilha Junina Sanfona Branca, apresentou nesta terça-feira dia 09 no Teatro Santa Rosa no Centro Histórico da capital o seu tema para 2009 o tema deste ano, “Brincando São João com muita fé, Crendices e Louvação”, consiste em uma homenagem a todos os brasileiros, em especial aos nordestinos, que mantém viva a tradição da fé, da louvação e das crendices, que vem alegrando as festividades de São José, Santo Antonio, São João e São Pedro. Além de renovar a força do povo brasileiro, principalmente os mais sofridos, notadamente nos Estados do Norte e Nordeste do país.

O espetáculo consiste de danças e músicas relacionadas ao tema. A montagem é rica em detalhes e mostra a exuberância que existe por traz da fé. O enredo simboliza as virgens Marias e o sangue de Jesus Cristo da igreja católica. A teatralidade é outra marca registrada da Sanfona Branca. Um dos pontos altos do espetáculo é a representação do quadro da Pietá, obra do Micheangelo, as procissões do Círio de Nazaré, o Pau de Barbalha e as santas da devoção do casal da louvação, os pais da noiva.

Antes de qualquer montagem os integrantes estudam a temática do ano. São realizadas pesquisas em bibliotecas e pela internet, e discutidas entre eles. De acordo com o diretor geral da quadrilha, José Maciel, o propósito de estrear antes do São João é de oportunizar os brincantes a se divertir, devido ao investimento que é realizado. “Apresentamos o espetáculo na íntegra e nunca escondemos nada”, disse Maciel.

A história do espetáculo se passa na fazenda do senhor Expedido de Morais e Dona Isabel de Morais. Na noite de São João eles convidam a população a dançar quadrilha e se divertirem juntos para continuar cultuando a fé, as crendices e as louvações aos santos juninos. Para isso ele monta seu arraial protegido por santas em confirmação a sua fé cristã.

O Senhor Expedido de Morais e a Senhora Isabel aproveitam também a noite de São João para casar sua filha. Por determinação, os convidados se vestem de vermelho (os homens), simbolizando o sangue que foi derramado por cristo na cruz, trazendo no peito a imagem do sagrado Coração de Jesus e as mulheres de azul em homenagem a Nossa Senhora e no peito a estampa do sagrado Coração de Maria pedindo passagem e proteção em plena festa de São João. Pedem ainda que o Pai do noivo esteja vestido de Santo Expedito em agradecimento as graças alcançadas com urgência pelo povo nordestino e que, a mãe do rapaz, marcadora da quadrilha esteja vestida com o azul de Nossa Senhora Aparecida.

Eles convidam os reis do cangaço, pedindo que estejam vestidos de verde, marrom e ouro, trajados como lordes, para que o povo se sinta seguro, mas com muita elegância; que a Rainha e o Rei do Milho estejam de Amarelo com Ouro almejando fartura e os noivos de Branco com Prata simbolizando a paz.

No final da festa, depois que todos se divertem, a população seguem em procissão, trazendo elementos representativos de algumas manifestações religiosas do nosso país como: o Pau de Santo Antonio - Barbalha no Ceará; A corda do Círio de Nazaré – Belém do Pará – a mais importante manifestação religiosa do Norte do Brasil; e uma grande procissão com as santas da devoção do casal.

Assim, o Senhor Expedido de Morais e família, festeja e comemora as graças alcançadas por eles e seu povo, agradecendo a colheita, a fartura, a felicidade e a proteção Divina.

No elenco desta montagem estão cerca de 13 pessoas, além de 28 dançarinos. A direção geral José Maciel que também concebeu e desenvolveu o espetáculo, Thalita Santos (coreógrafa e marcadora), Jacinta de Lourdes (direção e concepção teatral), José Maciel e Diego Nogueira (figurino), Geóstenes Melo, Diego Nogueira, José Carlos, Kleber Dantas, Fabiano Felipe (adereços e arranjos), Misael Batista, Genário Dunas e Raul Sanfoneiro (musicas originais). A animação é feita pelos músicos: Cícero (vocalista), Raul (sanfoneiro), Cássio (zabumbeiro), Ney (triângulo), Alcimar (baixo), além de Thulio Ramalho, Nivailda, Júnior (Contra-regra), Maria José, Ana Paula, Dona Salete (confecção dos figurinos0.

Sanfona Branca

A Sanfona Branca nasceu no bairro de Mangabeira I. Possui hoje cerca de 60 integrantes. Em quatro anos de atividade a Sanfona Branca conquistou vários prêmios, a exemplo do campeonato geral, em 2006, do Arraiá do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o tema “Meu Canto Nordeste”, o grupo é campeão por duas vezes consecutivas do concurso de quadrilhas juninas Arraial do Varadouro, promovido anualmente pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Conquistou ainda os títulos de melhor casal de noivos em Campina Grande (PB), no Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas da Paraíba, no Festival do Sesc obteve o prêmio de melhor coreografia, melhor trabalho de pesquisa, melhor trio e melhor desenvolvimento do tema proposto.



Um comentário:

  1. Simplismente Espetacular!!!
    Essa estreas foi muito Bem elaborada por Maciel, e em conjunto conseguimos fazer com que o público sinta essa fé e crença, que todos se emcionasssem e saíssem satisfeitos com o que viu!
    Graças a Deus estamos com nosso trabalho concluído e pronto para qualquer tipo de evento!
    Sanfoninha é pra Louvar!!!

    ResponderExcluir

Siga-nos no Twitter @quadrilhaspb

Curta Nosso Facebook Quadrilheiros da Paraíba