quinta-feira, 30 de junho de 2011

Final do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste Acontece Neste Sábado


Confirmada as juninas que irão competir neste sábado ao titulo de melhor Quadrilha Junina do Nordeste em um evento realizado pela Rede Globo Nordeste e sua respectivas afilidas.

Veja a seguir quais são as Quadrilhas Juninas que representarão o seu estado no próximo dia 02 de Julho.

Maranhão: Zé Comeu

Piauí: Lumiar

Ceará: Zé Testinha

Rio Grande do Norte: Balão Dourado

Paraíba: Moleka 100 Vergonha

Pernambuco: Junina Tradição

Pernambuco: Dona Matuta

Alagoas: Luar do Sertão

Sergipe: Unidos em Asa Branca

Bahia: Forró Asa Branca


Então vamos todos torcer pela nossa representante maior neste sábado, a Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha irá nos representar muito bem nesta disputa, com responsabilidade de buscar o titulo inédito para o nosso estado.

A disputa será neste sábado dia 02 de Julho na Cidade do Cabo Santo Agostinho na região metropolitana do Recife em Pernambuco.

A cidade está situada a oeste da capital pernambucana, a cerca de 33km do centro do Recife.

Para quem sai de João Pessoa com destino a cidade, percorrerá em média cerca de 154km pela BR- 101.

Já os que saem da cidade de Campina Grande, o percurso será de 220Km pelas BRs - 408 e 101.

Para aqueles que pretendem visitar alguns pontos turísticos da cidade, vai ai a dica, a cidade do Cabo de Santo Agostinho tem belas praias e sítios históricos, um forte atrativo da cidade é a bela Praia de Gaibu.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha Conquista Campeonato em Alagoas


Ninguém segura a Moleka 100 Vergonha, a tetra campeã campinense e bi-campeã paraibana, esteve noite de ontem no estado de Alagoas, onde participou do concurso na cidade Atalaia, sagrando-se Campeã conquistando a premiação de 6Mil Reais.

No evento participaram grandes quadrilhas juninas do nordeste, a exemplo da Quadrilhas Juninas alagoanas Amanhecer no Sertão, segunda colocada na competição, seguida pela terceira colocada a Quadrilha Junina Rosa dos Ventos.

A Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha está se preparando para concorrer ao titulo inédito para o nosso estado, que é o titulo de campeã regional no evento realizado pela Rede Globo Nordeste.

A junina este ano está imbatível e tem grandes chances de conquistar o tão desejado titulo, além de conquistar o primeiro lugar no concurso em Atalaia a junina ainda arrastou consigo os prêmios de melhor marcador e melhor casal de noivos.

Quadrilha Junina Filhos de Pedra, Uma Das Revelações em 2011


Quadrilha Junina Filhos de Pedra
Desde outubro de 2010 a coordenação da Quadrilha Filhos de Pedra se organiza e traça os planos para o projeto 2011, depois de uma série de conquistas importantes no ano passado, bastava agora saber o que fazer para superar o sucesso do ano anterior?
Depois de muitas reuniões, papéis riscados e planos desfeitos, chegamos a um consenso, apoiando-se na temática desenvolvida por Helder Cordeiro decidimos homenagear as mulheres. Homenagem essa feita não apenas para exaltar a figura feminina, mas sim, para mostrar o seu desenvolvimento histórico, seu crescimento dentro da sociedade e a sua importância para o desenvolvimento do mundo atual.


Assim chegou em 2011 o tema da Junina Filhos de Pedra: “És filho da vida, pedra do amor, na batida do meu coração, surge a linda flor do sertão. És tu MULHER rainha do nosso São João”. A parti da definição desse tema começamos a trabalhar dentro coreografia, cenário, figurino, adereços, encenação teatral, etc.


É com muito orgulho que dizemos “deu certo”, alcançamos nossos objetivos, estreamos na nossa cidade fizemos um lindo espetáculo e partimos para os concursos cheios de esperança que tivéssemos resultados positivos, e tivemos.


Participando a oito anos consecutivos pela primeira vez na história ganhamos o Concurso de Quadrilhas de Cubati que está na sua 11ª edição, ainda levamos os prêmios individuais de Melhor Marcador, Melhor Rainha e Melhor Noiva. Já não bastasse tanta euforia, conseguimos manter o título de campeã Regional representando o CCS (Cariri, Curimataú e Seridó), agora já somos a Bi-campeã Regional. Então pela segunda vez vamos ao campeonato paraibano de quadrilhas representar não mais Pedra Lavrada, mas, sim nossa região.


Esse ano o paraibano de Quadrilhas aconteceu em Guarabira e as apresentações foram dividas em dois dias (25 e 26 de junho) onde estavam presentes apenas as campeãs das oito eliminatórias regionais que ocorreram em toda a Paraíba, totalizando treze quadrilhas concorrentes. Filhos de Pedra dançou no dia 26 e foi a primeira a se apresentar na noite, fomos bem aplaudidos e devido a distancia voltamos para casa antes mesmo de saber o resultado. Ainda dentro do ônibus recebemos o telefonema de Pacelly Vinícius representante da nossa região junto a Federação Paraibana comunicando o resultado:Filhos de Pedra é a 6ª melhor quadrilha da Paraíba. Para gente foi um orgulho grande ter chegado tão longe, disputar entre as maiores da Paraíba e ficar nessa colocação, isso, nos faz lembrar a história de Davi x Golias, uma pequena quadrilha se destacando no meio das gigantes é um orgulho para nossa cidade e para nossa região.


Só nos resta agora agradecer a todos que fizeram esse sonho se tornar possível, aos nossos dançarinos, equipe de apoio, coordenação, patrocinadores, comunidade lavradense em geral. Deixar nosso carinho especial a nossa equipe de produção e dizer que temos orgulho em saber que tudo que foi feito dentro de Filhos de Pedra foi produzido por artista da nossa cidade: nossas costureiras: Duluz, Guia, Socorro, Tânia e Kinquinha, João sapateiro, Davi da metalurgia, Alex pintor e seus ajudantes Marquinhos e Vigário, Alexandre e Júnior que fizeram todos os nosso adereços e Anderson Eliziário compositor da nossa música tema “Eu sou o teu filho”.


Obrigado a todos pelo carinho que sempre tiveram com os Filhos de Pedra, fizemos o nosso melhor e temos a certeza que nossa cidade e nossa região foi bem representada, ainda temos o concurso de Picuí e de Juazeirinho para participar e esperamos também obter êxito nos mesmos. Um abraço especial a todos que fazem a família Filhos de Pedra, terminamos esse texto com uma frase que já virou o nosso lema: “A dança é uma arte que sempre deve ser valorizada, somos filhos da vida, somos filho da arte, somos FILHOS DE PEDRA”.


Coordenação da Quadrilha Filhos de Pedra: Priscila Dias, Helder Cordeiro, Everaldo Mendes, Alexandre Gomes e Jean Lucena. 

Fonte: VOZ DE PEDRA

terça-feira, 28 de junho de 2011

Conheça um Pouco do Tema da Moleka 100 Vergonha, Nossa Representante Estadual


Conheça um pouco do perfil do tema da representante paraibana Moleka 100 Vergonha que irá representar no estado na final regional na cidade do Cabo de Santo Augustinho no Festival Globo Nordeste de Quadrilhas Juninas que terá inicio no próximo dia 03/07.


A Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha esta ano apresentou um tema denominado como "Crenças e Crendices, em Que Você Acredita" com este trabalho a junina se sagrou Tetra Campeã Campinense e Bi-Campeã Paraibana 2011, o tema foi desenvolvido pelo coordenador da junina "César Moreira", com adaptação de Marcio Marques, Danilo e o poeta Juscelino, quanto a criação e produção a mesma foi desenvolvida por Mahatma Ghandi e pelo coordenador geral de produção Pipi, o figurinista da junina Ivandro Rumão criou toda a indumentária da Quadrilha, o acordeonista Hélio foi o responsável pela criação e composição das musicas, já as coreografias foram de responsabilidade do coreografo Rodrigo.

Confira a seguir o realese do tema da Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha.

"Vivemos num mundo cheio de fé , superstições e crendices.
Não são poucos os exemplos que confirmam essas realidades.
As crenças são alimentadas pela imaginação de ser humano.
Muitos aceitam essas práticas como se fossem sinais da verdadeira fé ou da sorte.
Amuletos, objetos de azar, fitas do senhor do bomfim, promessas para o
"padim", fazem parte deste vasto universo.
A Quadrilha Moleka 100 Vergonha, mostrará de forma extrovertida, os conflitos e
coincidências existentes entre a fé religiosa as superstições.
A história se passa em uma pequena cidade onde acontecerá um grande e esperado casamento.
Os noivos empolgados se preparam  para ir a igreja.
Neste percurso, eles se deparam com várias situações que os colocam no universo da superstição e da fé.
A noiva religiosa quebra o espelho ao se arrumar; o noivo apressado passa por baixo de uma escada e pisa no rabo de um gato preto.
Estes acontecimentos, por coincidência ou por azar, interferem diretamente no desenrolar do casamento.
O Casamento parecia correr bem; os padrinhos estavam animados, os noivos já a postos!
Mas na hora H o padre infelizmente, não consegue falar.
O nervosismo e a gagueira tomam conta.
A noiva fica desesperada, faz promessas no Juazeiro.
O noivo se aperreia e apela para as cartas e amuletos de azar."

Então se você deseja saber como termina essa história, nos próximos dias 02  e 03 de Julho você terá uma oportunidade única, de prestigiar a Bi-Campeã Paraibana  na cidade do cabo de Santo Augustinho, no estado do Pernambuco na Etapa Final do Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, então Quadrilheiros juntem as suas torcidas e vamos todos juntos torcer pelo nossa representante maior, a Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha Campeã Paraibana 2011


Terminou ontem na cidade de Guarabira a etapa final do Paraíba Junino 2011, Quadrilhas Juninas de todo o estado apresentaram grandes e belíssimos espetáculos, pela quarta vez a cidade do brejo sedia a etapa final do concurso.

As etapas regionais que classificaram as juninas participantes do Paraíba Junino 2011 foram realizadas nas cidades de Bayeux, Santa Rita, Sapé, Campina Grande, Cubati, Patos, João Pessoa e Guarabira, que sediou a etapa Brejo.

No primeiro dia de apresentações quem abriu o evento foi a Quadrilha Junina da cidade de Serra da Raiz a Junina Sanfony Fest, a junina apresentou um lindo espetáculo em homenagem ao cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro.

Na mesma noite se apresentaram ainda as Quadrilhas Junina União Jovem de Caldas Brandão, Serra Show de Bayeux, Filhos de Picuí de Picuí, Tradição da Serra de Campina Grande, quem finalizou a primeira noite de apresentações foi a Quadrilha Junina da cidade de João Pessoa a Junina Fazenda Lampião.

Na segunda e ultima noite de apresentações quem abriu o concurso foi a Quadrilha da cidade de Pedra Lavrada a Junina Filhos de Pedra, que fez uma linda homenagem as mulheres, a noite prosseguiu com as apresentações das juninas Lageiro Seco de João Pessoa, Pau Fincado de Santa Rita, Junina Fogueirinha de João Pessoa, Renascer de Juru, Moleka 100 Vergonha de Campina Grande e ultima Quadrilha que fechou com chave de ouro a ultima noite de apresentações foi a Quadrilha Junina prata da casa a Fazenda Nordestina.

Ainda na noite do domingo saiu a representante do estado da Paraíba, para o Concurso Nordeste, realizado pela Rede Globo Nordeste, na cidade pernambucana de Cabo de Santo Agostinho, no 03 de julho.

Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha

A Quadrilha Junina campeã do Paraíba Junino 2011 foi a Junina Moleka 100 Vergonha da cidade de Campina Grande, com o "Tema Crenças e Crendices" que levou o título por três décimos de diferença e vai representar a Paraíba no Nordestão de Quadrilhas Juninas a ser realizado em Cabo de Santo Agostinho, Estado de Pernambuco, no próximo dia 03 de julho.
Quadrilha Junina Fazenda Nordestina

Em segundo lugar ficou a Fazenda Nordestina da cidade de Guarabira, que defendeu o tema: ‘Jeca Tatu, de caipira a fazendeiro’ empatou em 57,1 pontos com a primeira colocada. O critério de desempate, seguindo o regulamento do concurso, deixou a Fazenda como vice-campeã.  

O corpo de jurados foi formado por Janaina Santos (coreógrafa e professora de danças), Zeno Zenardi (produtor de eventos culturais e figurinista), Sadraque Barreto (músico formado pela Universidade de Viçosa), José Bento (mestre em cultura popular), Márcio Lins (jornalista) e Mércia Andréa (produtora cultural), o mesmo fizeram uma criteriosa avaliação das juninas competidoras.

Confira a seguir as colocações da juninas no 10 Concurso de Quadrilhas Juninas da Paraíba.

1º Lugar Moleka 100 Vergonha 57,1

2º Lugar Fazenda Nordestina 57,1

3º Lugar Junina Fogueirinha 56,9

4º Lugar Lageiro Seco 55,6

5º Lugar Tradição da Serra 53.9

6º Lugar Filhos de Pedra 52,3

7º Lugar Sanfony Fest 52,1

8º Lugar Fazenda Lampião 51,5

9º Lugar Filhos de Picuí 47,4

10º Lugar Serra Show 47,0

11º Lugar  Junina Renascer 40,5

12º Lugar Junina Pau Fincado 36,7

13º Lugar União Jovem 36,5

Na premiação nos quesitos de Melhor Casal de Noivos e Melhor Casal de Rei e Rainha foi para respectivas Juninas.

Melhor Casal de Noivos Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha 58,3

Melhor Casal de Rei e Rainha Quadrilha Junina Fogueirinha 56,9

Fotos: Portal Ponto 1

Após Equivoco Quadrilha Junina Lageiro Seco Conquista Campeonato 2011


Quadrilha Junina Lageiro Seco
No ultimo dia 23 de junho os pessoenses conheceram as representantes do litoral e de João Pessoa no 15º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana.

Em um evento cheio de surpresas o publico pode acompanhar grandes espetáculos, todas as juninas mostraram um grande potencial em suas apresentações.

Um espetáculo de auto nível  assim, essa foi a avaliação nos conceitos técnicos e popular, visto no dois dias de apresentações das juninas concorrentes do grupo especial.

Por volta das 23 Horas e 30 Minutos da Quinta-Feira dia 23, a equipe da LIGA das Quadrilhas Juninas de João Pessoa anunciou as campeãs 2011, da seguinte forma.

1º Lugar Junina Fogueirinha 

2º Lugar Fazenda Lampião

3º Lugar Junina Sanfona Branca

10º Lugar Lageiro Seco

Após toda a comemoração do brincantes e dirigentes das respectivas juninas, foi constatado um grave erro na apuração dos votos, onde toda a comissão organizadora do evento bem como a comissão julgadora resolveram fazer uma re-apuração, um nova contagem de votos, onde a então 10º colocada a Quadrilha Junina Lageiro Seco, subiu o podium para o 1º Lugar, sagrando-se campeã pessoense 2011.

Constatado o erro o Sr. Edson Pessoa imediatamente convocou todas as juninas participantes do evento para que pudesse corrigir o equivoco, feita a correção na presença de todos muitos quadrilheiros questionaram suas colocações um vez que todas já comemoravam seus títulos.

Questionado pela Fazenda Lampião, na pessoa do Coronel Chumbinho "Leonilson Aquino" o mesmo propôs ao Presidente Edson Pessoa que a sua junina mesmo sendo a terceira colocada participasse da final estadual, Edson, convocou representantes do evento bem como da LIGA de João Pessoa que autorizarão a participação da mesma no evento estadual.

Na manhã Sexta-Feira dia 24 os membros da FEQUAJUNE-PB questionaram a participação da Fazenda Lampião um tendo em vista que a participação da mesma no Paraíba Junino, seria uma falta de respeito a entidade bem como aos membros afiliados a mesma, pois o feito daria a quebra do regulamento do evento, por  unanimidade a FEQUAJUNE-PB não reconheceu a Fazenda Lampião como concorrente do Paraíba Junino 2011, ainda na sexta o presidente da FEQUAJUNE-PB Edson Pessoa, procurou o representante da Fazenda Lampião e apresentou a o mesmo a decisão tomada pela entidade, Chumbinho, por sua vez não aceitou a decisão e recorreu a idealizadora do evento a TV Cabo Branco, no qual o mesmo questionou o Sr. Paulo Pena que acionou a Federação, e autorizou a participação da Fazenda Lampião no Paraíba Junino 2011.

Confira a seguir as colocações e pontuações oficiais da juninas participantes do 15º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana.

1º Lugar Quadrilha Junina Lageiro Seco 59,6

2º Lugar Quadrilha Junina Fogueirinha 59,5

3º Lugar Quadrilha Junina Fazenda Lampião 57,9

4º Lugar Quadrilha Junina Sanfona Branca 56,6

5º Lugar Quadrilha Junina Luar da Ilha 56,3

6º Lugar Quadrilha Junina Flor do Mandacaru 55,3

7º Lugar Quadrilha Junina Xote e Baião 54,5

8º Lugar Quadrilha Junina Aconchego 54,0

9º Lugar Quadrilha Junina Fazenda Viana 53,1

10º Lugar Quadrilha Junina Flor de Lírio 51,9

11º Lugar Quadrilha Junina Bafo de Bode 46,3

Nos quesito extras de Melhor Casal de Noivos e Melhor Rei e Rainha do Milho quem conquistou as melhores colocações foram as juninas.

Melhor Casal de Noivos Junina Fogueiriha 57,5


Melhor Casal de Rei e Rainha Junina Fogueirinha 57,8

No Grupo de acesso a Quadrilha Campeã foi a Junina Oxente, já a segunda colocada foi a Quadrilha Xiado do Xinelo, a tarceira colocação foi para a Quadrilha Junina Explode Coração.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Portal Paraíba e Jornal da Paraíba Destacam Paraíba Junino 2011



Veja uma das matérias em destaque em um dos maiores sites do estado da Paraíba, o site Paraíba1 e o Jornal da Paraíba destacaram em sua página na internet e no impresso a abertura do  14º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o Paraíba Junino 2011, confira em detalhes a seguir.

Do Jornal da Paraíba

Dentro da programação do ‘São João de João Pessoa – O melhor da gente 2011’, acontece a partir desta quarta-feira (22), sempre às 20h, na Praça Dom Adauto, Centro, a 15ª edição do já tradicional concurso de quadrilhas juninas, com a apresentação de quadrilhas de dança da capital e região metropolitana.

A competição conta, até o próximo domingo, com a participação de 34 grupos, sendo 25 deles da capital e nove da região metropolitana. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Confira a programação completa no site da prefeitura de João Pessoa.

A competição é dividida em duas etapas. A primeira será disputada hoje e amanhã entre as “quadrilhas grandes”, pertencentes ao Grupo A ou Especial. As premiações dessas apresentações são de R$ 5.000,00 para a 1ª colocada, R$ 4.000,00 para a 2ª classificada e R$ 3.000,00 para a terceira classificada.

Já os dias 24, 25 e 26 são destinados aos grupos ou quadrilhas de “acesso”, que são menores ou intermediárias. A premiação é para os primeiro e segundo lugares, sendo R$ 2.000,00 para a 1ª e R$ 1.000,00 para a 2ª classificada.

Investimentos

Das 34 equipes envolvidas na disputa de danças juninas tradicionais, 25 são de João Pessoa e todas elas receberam um incentivo cultural da PMJP, através da Funjope. Nove dessas quadrilhas são do grupo A e receberam cada uma a quantia de R$ 8.000,00. As 16 do grupo B receberam R$ 6.000,00 cada.

O Governo Municipal disponibilizou um total de R$ 168 mil em subvenção, recursos investidos na contratação de trios de forró e na produção de figurinos e acessórios de aviamentos, utilizados pelos grupos participantes.

Infraestrutura

A arquibancada montada na Praça Dom Adauto tem capacidade para 1.500 pessoas, em formato de “U”. Haverá ainda um tablado, local onde os grupos vão se apresentar, com dez metros de largura por 30 metros de comprimento.

A infraestrutura conta ainda com quatro tendas de apoio para as equipes das quadrilhas, com 6 metros por seis metros de dimensão. Haverá também três tendas para a Feira da Economia Solidária. Junta, a dimensão total é de 12 metros de comprimento por seis metros de vão.

Veja a seguir a ordem de Apresentação das Juninas Concorrente no 15º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e região Metropolitana.

*Quarta-feira (Dia 22/06) - Grupo A*

Quadrilha Junina Flor de Lírio (Funcionários IV)

Quadrilha Junina Bafo de Bode (Ernani Satyro)

Quadrilha Junina Luar da Ilha (Cabedelo)

Quadrilha Junina Lageiro Seco (Roger)

Quadrilha Junina Fazenda Lampião (Mangabeira I)

Quadrilha Junina Fogueirinha (Cruz das Armas)


*Quinta-feira (Dia 23/06) - Grupo A*

Quadrilha Junina Fazenda Viana (Cabedelo)

Quadrilha Junina Flor do Mandacaru (Mandacaru)

Quadrilha Junina Xote e Baião (Ernani Satyro)

Quadrilha Junina Sanfona Branca (Mangabeira I)

Quadrilha Junina Aconchego (Cruz das Armas)


*Sexta-feira (Dia 24/06) - Grupo B*

Quadrilha Junina Mexe Mexe Bayeux (Bayeux)

Quadrilha Junina Industrial (Bairro das Indústrias)

Quadrilha Junina Riacho Verde (Santa Rita)

Quadrilha Junina Explosão Nordestina (Santa Rita)

Quadrilha Junina Coração Matuto (Mandacaru)

Quadrilha Junina Ôxente (Mangabeira II)

Quadrilha Junina Serra Talhada (Bayeux)

Quadrilha Junina Fazenda Nova (Bayeux)


*Sábado (Dia 25/06) - Grupo B*

Quadrilha Junina Tiko Show (Mangabeira I)

Quadrilha Junina Coração Nordestino (Mangabeira IV)

Quadrilha Junina Cangaceiros do Sertão (Mandacaru)

Quadrilha Junina Arco Verde (Bairro das Indústrias)

Quadrilha Junina Pau Fincado (Santa Rita)

Quadrilha Junina Sacode Poeira (Jardim 13 de Maio)

Quadrilha Junina Flor do Sertão (Mangabeira VIII)

Quadrilha Junina Nação Matuta (Valentina Figueiredo)


*Domingo (Dia 26/05) - Grupo B*

Quadrilha Junina Botijinha (Cruz das Armas)

Quadrilha Junina Fazenda Taboca (Bairro das Indústrias)

Quadrilha Junina Matuto Show (Mangabeira)

Quadrilha Junina Arriba Saia (Gramame)

Quadrilha Junina Xiado do Xinelo (Funcionários IV)

Quadrilha Junina Zé Monteiro (Cristo Redentor)

Quadrilha Junina Explode Coração (Gramame)